Um estômago “virado”, durante um treino, pode ser resultado de uma escolha inadequada de alimentos. Mas, também não é recomendado fazer exercícios sem comer algo antes, pois há uma grande chance de você se sentir fatigado. Por isso, é importante fazer um lanche pré-treino. Mais: alguns alimentos podem deixá-lo turbinado e com isso, além de saboroso, ele será mais nutritivo.
Nessa semana, fizemos uma enquete para saber o que os nossos leitores comem antes de fazer uma atividade física, e os alimentos mais votados foram o pão, a salada de frutas, a tapioca e os cereais. Então, fomos saber o que poderia deixar os alimentos que você mais gosta de consumir mais turbinados.
É importante lembrar que, no lanche pré-treino, a alimentação deve ser variada em nutrientes, com foco em carboidratos e complementado por proteínas magras grelhadas, sucos mistos de frutas e hortaliças. Escolha algo leve para passar no pão ou rechear a tapioca, como o queijo cottage, que você pode temperar com ervas para deixá-lo mais saboroso ou adicionar cenoura ralada, brócolis, ou frango desfiado ao queijo.
Em relação às proteínas, prefira as carnes magras como vitela, filé de frango sem pele e bifes grelhados que podem ser acrescentados ao pão ou a tapioca. Uma dica boa é cozinhar um frango ensopado, esperar esfriar, retirar e descartar a camada de gordura que se forma na superfície.
Também são indicadas as gorduras saudáveis como as oleaginosas e o azeite de oliva.
Para consumir com os cereais, uma boa combinação com o iogurte desnatado. Nele, você ainda pode adicionar um pouco de açúcar mascavo ou salada de frutas. Assim, o lanche fica nutritivo e nem um pouco pesado.
O que não comer no lanche pré-treino:
– Alimentos proteicos ricos em gordura como queijos, carnes vermelhas, embutidos, creme de amendoim, levam mais tempo para sair do estômago. Lanches à base de queijos e hambúrguer, fritas e sorvetes, podem provocar mal-estar, além de ânsia de vômito durante o exercício.
Mais: se o lanche for rico em carboidratos, pobre em gorduras e moderada tanto em proteínas quanto em volume, deve ser ingerida de duas a três horas antes do exercício.
(Fonte: Luciana de Oliveira Collares Machado, nutricionista e sócia-proprietária da Equilíbrio & Sabor Culinária Light, em SP)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…