Nos dias de calor é necessário investir em alternativas criativas para manter-se hidratado e ainda ajudar a melhorar o rendimento na corrida de rua. Com alto valor nutricional, os sucos são boas pedidas, pois garantem um aporte de nutrientes e auxiliam na manutenção de uma dieta variada e balanceada.
Elaborados com frutas, verduras, legumes e hortaliças que ajudam a eliminar toxinas do corpo, os sucos têm propriedades nutricionais que garantem energia e bem-estar. Para os dias mais quentes, são ótimas opções, já que alguns ingredientes contribuem para o emagrecimento e até na manutenção do bronzeado, além, é claro, de dar mais energia para os treinos.
Pensando nisso selecionamos quatro receitas excelentes para quem corre. Os sucos a seguir são bastante fáceis de fazer e podem ser consumidos antes e após os treinos para refrescar o seu dia.
A beterraba aumenta o nitrato no organismo, o que contribui para o ganho de força muscular, sendo uma aliada antes do treino. Além disso, como a pimenta é termogênica, ajuda a transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Sem contar que o suco é fonte de vitamina C, envolvida na síntese do colágeno, no desenvolvimento do tecido conjuntivo, no processo de cicatrização e na recuperação após queimaduras e ferimentos. Aliás, ela melhora a resistência a infecções, a absorção do ferro e o desempenho do corredor, já que melhora o metabolismo durante a corrida.
Passe todos os ingredientes em uma centrifuga e consuma sem açúcar.
O suco conta com gengibre, ótimo anti-inflamatório natural, e a couve, que contém magnésio, que ajuda a evitar câimbras, e cálcio, mineral responsável pela construção e pela manutenção dos ossos. Cerca de 99% do cálcio presente no corpo fazem parte dos ossos e dos dentes. O 1% remanescente, embora em um percentual de menor expressão, é essencial para a vida e para a saúde do organismo. Sem essa pequena porcentagem, os músculos não conseguiriam contrair corretamente, o sangue não coagularia e os nervos não transmitiriam mensagens. Por isso, o suco é uma boa pedida tanto para antes como para depois do treino.
Passe tudo pela centrifuga e tome sem adoçar.
A soja e a quinoa são ricas em proteínas, por isso esse suco é ideal para o pós-treino. A proteína age na construção dos tecidos, sendo essencial em dietas para perder gordura e para manter o bom rendimento nos exercícios físicos. Ela promove, também, a manutenção dos músculos, órgãos e cérebro. Ajuda no transporte de vitaminas e minerais no corpo, na manutenção da imunidade e na produção de enzimas. No treinamento, melhora a recuperação e a adaptação do corpo ao estímulo gerado pela corrida.
Bata tudo no liquidificador e toma gelado.
O suco de soja e a semente de chia auxiliam na reposição de proteínas no pós-treino. Além disso, o potássio presente nas frutas atua no balanço e na distribuição da água no organismo, age no relaxamento muscular, na manutenção do equilíbrio ácido-base e participa dos processos de regulação das atividades neuromusculares. Ainda promove melhora na contração muscular, impedindo o surgimento de cãibras, fator muito importante para quem corre.
Bata tudo no liquidificador e tome gelado.
(Fonte: Cinthia Julião, nutricionista da rede Mixirica)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…