Corredores gostam de ser velozes. Porém, há um momento em que a pressa pode atrapalhar: a hora de comer. Quanto mais rápido se come, menor a sensação de saciedade, de acordo com um estudo da Universidade do Estado de Iowa, nos Estados Unidos. Isso quer dizer que caso você coma muito rápido, você pode se alimentar com mais do que o necessário por mastigar pouco a comida e, consequentemente, ganhar alguns quilos.
Os pesquisadores utilizaram 45 pessoas para o teste – indivíduos dentro do peso, acima e obesos. Primeiro, os cientistas pediram que cada um comesse uma pizza roll (tipo de calzone, tradicional entre os norte-americanos) com a quantidade de mastigadas a que está habituado. Depois, por três vezes em uma semana, solicitaram que os participantes mastigassem 100%, 150% e 200% mais do que o normal o mesmo alimento.
O consumo de pizza roll diminuiu 9,5% quando mastigaram 150% a mais do que o habitual e 14,8% quando fizeram o movimento 200% de vezes mais. Segundo a pesquisa, mastigar um número maior de vezes interfere na quantidade de comida ingerida, mas não no apetite.
Outro ponto encontrado pelos cientistas é que os participantes que estavam em dia com a balança comiam mais devagar – ou seja, mastigavam mais vezes – do que as pessoas acima do peso e obesas.
O estudo conclui que quanto mais você mastigar antes de engolir, mais rápido você estará satisfeito. Com isso, menor será a ingestão de comida e, assim, o controle do peso será facilitado.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…