Na natação, para ter aquele “algo a mais” é preciso muito mais do que treinar pesado na academia e na água. Um nadador necessita de alimentos ricos em energia e nutrientes para ter um rendimento melhor tanto no treino, quanto na prova e, ainda, garantir uma boa recuperação.
É essencial consumir alimentos ricos em carboidratos, pois são a fonte primária de energia. Fique de olho também na qualidade dessas fontes alimentares para ter grande aporte energético, de vitaminas e minerais.
Frutas são excelentes fontes energéticas, assim como batata, massas, arroz, tapioca e mel, mas todos esses alimentos não poderão ajudar se o nadador esquecer de levar em conta o tempo que terá para comer antes da prova. Pratos rápidos pedem aporte energético mais veloz e quanto maior o intervalo entre a refeição e a competição, mais integral e fibroso o alimento deve ser.
O cardápio deve ser escolhido de acordo com as individualidades do nadador. Para não ter fadiga excessiva e queda de rendimento, o tempo entre refeição e prova pode variar entre 20 minutos e duas horas. Tudo vai depender da forma como o atleta se sente após as refeições.
(Fonte: Maria Vitoria Curban Falcão, nutricionista clínica e esportiva – São Paulo)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…