O inverno bate na porta e não há momento melhor para se prevenir de uma possível (e muito frequente) baixa de suas defesas. A dieta de inverno deve ser diferente das outras estações, portanto, este é o momento certo de incluir alimentos ricos em vitaminas C, fibras, minerais, entre outros ao cardápio. Seu corpo reage ao frio, aumentando o gasto energético para manter a temperatura corporal. Por isso, é normal que tenha mais apetite e coma mais no inverno. Em seguida, mostraremos uma lista de alimentos que deve incluir em sua dieta. Eles ajudarão a preservar as suas defesas e manter a energia sem ganhar peso.
Cereais e derivados
Os alimentos que contêm carboidratos são fundamentais para a dieta de um atleta, pois fornecem energia para praticar qualquer atividade física. Em seu lanche e café da manhã inclua pão integral, bolachas ou iogurte com cereais sem açúcar. Durante o almoço e jantar pode optar por arroz ou massas integrais. Estes alimentos tem um valor nutritivo extra ao preservar as vitaminas e minerais que se encontram na casca dos grãos.
Frutas da estação
São indispensáveis por seu aporte de vitamina C (que ajuda a reforçar as defesas). No café da manhã pode preparar um suco de laranja e após as refeições principais agregar kiwi ou tangerina à sobremesa. A vitamina C colabora com os mecanismos de defesa do corpo ante os possíveis ataques de agentes infecciosos, ao potencializar o sistema imunológico. Também atua como protetor contra as agressões dos radicas livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce), além de manter o bom estado das celulas do corpo. Não é recomendável adicionar alimentos gordurosos (linguiça vermelha, por exemplo), caso faça um guisado.
Legumes
Tente adicionar o máximo que puder em seu cardápio. A vantagem principal dos legumes é que podem ser consumidos ensopados ou em saladas. Por exemplo: um ensopado de lentilha com batata, cebola e salada de tomate; ou esses mesmos legumes com ovo, cenoura etc. Todos esses alimentos são recomendáveis para a recuperação dos treinamentos, pois seu aporte de proteínas ajuda a reparar os músculos extenuados após os exercícios. Além disso, os legumes são abundantes em hidratos de carbono, fibras, vitaminas e minerais.
Frutas secas
Ideais para levar ao trabalho e adicionar entre as refeições como um lanche. Podem ser: nozes, amêndoas, avelãs, amendoim, passas ou o qualquer outra fruta que você queira adicionar. Todas contêm vitaminas e gorduras saudáveis. Além disso, fornecem a energia extra que o corpo precisa para manter a temperatura corporal durante as baixas temperaturas.
Peixes
Também são aliados durante o inverno. Os peixes são ricos em proteínas e gorduras do "bem", como o ômega-3, que não aumentam os níveis de colesterol. Algumas opções recomendadas são salmão e merluza. Não se esqueça de adicionar carne vermelha, frango e derivados de leite para adquirir mais proteínas. As carnes devem ter corte magro e os produtos derivados devem ser gordurosos.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…