Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Os antioxidantes estão presentes nos alimentos ricos em vitaminas, minerais e fitoquímicos. Eles podem ajudar a reparar o dano celular causado pelos radicais livres, que são moléculas instáveis que perdem elétrons e tendem a roubá-los de outras moléculas, alterando sua função. A principal consequência deste processo, conhecido por oxidação, é o enfraquecimento do sistema imunológico, que resulta no envelhecimento e deterioração da pele, baixa resistência contra doenças, dentre outros malefícios.
Há várias substâncias antioxidantes, entretanto, as mais conhecidas são as vitaminas E, C e A, além dos minerais selênio e magnésio. A coenzima Q10, glutationa, ácido lipoico e flavonoides também entram na lista. A seguir, mostramos alguns alimentos ricos em antioxidantes para incluir na sua dieta diária.
Vitaminas antioxidantes
Vitamina A: todos os vegetais verdes, vermelhos e alaranjados (cenoura, espinafre, acelga, alface, abóbora), e ainda frutas como damasco, pêssego e melão
Vitamina C: encontrada em frutas e legumes. Frutas como kiwi, manga, laranja, tangerina, limão, melão, tomate, brócolis e salsa também são fontes ricas do nutriente
Vitamina E: pode ser encontrada na carne de frango, ovos, queijo, óleo de soja, nozes, azeite de oliva, vegetais de folhas verdes e sementes (linhaça, gergelim e abóbora)
Minerais antioxidantes:
Selênio: carne, peixe, frutos do mar, cereais e ovos
Zinco: carnes, cereais, ovos e leguminosas (lentilhas, soja, ervilhas)
Cobre: peixes, frutos do mar, cereais e legumes
Magnésio: nozes, arroz, trigo e lentilhas
Fitoquímicos:
Caroteno: tomate, salsa, laranja, grapefruit rosa e espinafre
Flavonoides: maçãs, cebolas, brócolis e uvas vermelhas
Compartilhar link