A água tem um papel fundamental na nossa vida. “Ela ocupa, em média, 60% do volume do nosso corpo”, afirma a nutricionista da Laos, Bianca Giometti. O líquido mantém a temperatura do nosso corpo estável, além de ajudar o organismo na digestão, absorção e transporte de nutrientes, e na eliminação de toxinas.
“A hidratação é, essencialmente, a reposição de água no organismo e deve ser feita regularmente”, diz Bianca. Ela lembra da importância da reidratação entre corredores. “Durante a prática de exercícios, há perdas significativas de líquidos e também sais minerais. Por isso, uma hidratação adequada é fundamental para que o rendimento físico e a saúde não sejam prejudicados.”
Além da água, bebidas que concentram de forma equilibrada líquidos e sais minerais – como sódio, potássio, zinco, entre outros – garantem a absorção ainda mais rápida pelo organismo. “São os isotônicos. Os mais famosos são o soro caseiro (água fervida, açúcar e sal), a água de coco e as bebidas esportivas.” Esses líquidos são importantes para corredores, principalmente se vão treinar por mais do que 45 minutos, segundo Bianca.
A nutricionista ressalta a importância da água de coco. “Além de ser rica em sódio, potássio e outros minerais como cobre, zinco, ferro, cálcio e magnésio, tem seu açúcar natural, ou seja, é mais saudável.” A bebida só não deve ser consumida em excesso por pessoas que possuem problemas renais, diabetes ou queiram emagrecer – justamente por seu açúcar.
Já os isotônicos industrializados, tem a mesma função da água de coco, “mas estas bebidas tem corantes e aromatizantes e também não devem ser consumidas em excesso.”
Também há uma maneira de fazer o seu próprio isotônico a partir de sucos naturais de frutas. “A combinação desse líquido com verduras, legumes e água de coco, transforma um suco, já com açúcar natural e vitaminas, em uma ótima bebida esportiva”, afirma.
Para finalizar, Bianca fala sobre os refrigerantes. “Já ouvi muita gente dizendo que contém açúcar e sódio e, por isso, iriam tomar durante a prova.” Ela, porém, diz que atletas devem ficar longe da bebida gaseificada. “É rica em cafeína, que tem efeito diurético, além de ter uma concentração muito alta de sódio, que pode causar um desequilíbrio entre a entrada e saída de solutos e agravar mais a desidratação.”
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…