Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A prática de exercícios físicos, bem como a corrida, demanda de uma atenção reforçada para com a alimentação e nutrição do atleta. Como a corrida envolve condicionamento físico, o ideal para os corredores é consumir alimentos que lhe trarão energia redobrada para a prática nos treinos e provas.
Segundo uma matéria publicada no site Minha Vida, os carboidratos são as fontes que mais rendem energia aos atletas, pois aumentam a biodisponibilidade de glicose (para melhorar a corrente sanguínea) e, em seguida, gera a energia necessária.
Antes dos treinos, é sempre bom se alimentar com uma refeição que contenha mais carboidratos e que não tenha tantas fibras (pois podem causar desconfortos gastrointestinais) e gorduras. Arroz integral, feijão e proteínas magras são uma boa indicação.
Durante os treinos, é necessário sempre a hidratação por meio da água, com ingestão de 2 litros em média. Além da água, para repor os sais minerais e os carboidratos, é aconselhável também a ingerir bebidas energéticas ou géis de carboidratos.
Por fim, após terminar o treino, a reposição energética deve ser feita corretamente, consumindo frutas, sucos naturais, barras proteicas ou de cereais. O site ainda destaca que a ingestão de líquidos é fundamental antes, durante e depois dos treinos, já que é o primeiro passo para ajudar a prevenir e reduzir os danos que podem ocorrer no organismo.
Compartilhar link