O sabor do chocolate

Atualizado em 29 de julho de 2016
Mais em Nutrição

Pesquisadores da Universidade do Texas, em Austin, fizeram um estudo para saber qual bebida para melhor recuperação. O teste consistia em realizar duas pedaladas de uma hora em uma bike de contrarrelógio, sendo que o intervalo entre elas era de quatro horas.

 

As bebidas analisadas foram água com sabor, um drink de carboidrato e outra com leite e chocolate de pouca gordura. O resultado apontou que quem tomou esta última bebida foi quem se deu melhor. Segundo os pesquisadores, isso se deve ao fato de que o leite com chocolate possui uma combinação satisfatória de carboidrato e proteínas para auxiliar na recuperação após o exercício.

 

Só dá ele

Uma outra pesquisa sugere que produtos com cacau podem ter mais antioxidantes do que sucos de frutas – consideradas boas para saúde justamente por serem ricas em antioxidantes, informou a BBC. Cientistas vêm atribuindo aos antioxidantes – como os flavonoides, substâncias da classe de polifenóis – um grande número de benefícios à saúde, entre os quais a prevenção de males cardíacos, de alterações no sistema nervoso e até o surgimento de rugas.

 

No estudo, feito pelo Centro para Saúde e Nutrição da Hershey – uma companhia de fabricante de chocolates – e publicado na revista científica “Chemistry Central Journal”, foram analisados e comparados a capacidade antioxidante, o conteúdo total de flavonoides de sucos e pós de frutas, cacau em pó natural, chocolate amargo (com maior porcentagem de cacau do que o chocolate ao leite) e um pó industrializado para fazer chocolate quente.

 

As frutas incluídas no estudo foram açaí, romã, oxicoco (cranberry) e mirtilo (blueberry), chamadas de “superfrutas” devido às suas capacidades antioxidantes. A análise demonstrou que a capacidade antioxidante do cacau em pó foi maior do que as dos pés de mirtilo, oxicoco e de romã, na comparação por grama.

 

(Matérias retiradas da revista VO2Máx nº 67 e 71, abril e agosto de 2011)