Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A beterraba é uma hortaliça que traz inúmeros benefícios para a saúde. É rica em carboidratos complexos (que levam mais tempo para serem absorvidos pelo organismo, liberando energia de forma gradual), fibras, vitamina A e B, potássio, fósforo, zinco, ferro e cálcio.
Os benefícios da beterraba também se estendem para a performance na corrida: pesquisas realizadas demonstram que a ingestão do vegetal pode melhorar o rendimento em até 10% – fazendo com que os músculos se recuperem mais rápido – e aumentando a força em até 16%.
Isso acontece porque a beterraba é rica em nitrato, uma substância que é metabolizada e convertida em óxido nítrico e promove uma maior vasodilatação, ou seja, mais nutrientes e oxigênio para os músculos. A hortaliça também contém betaína, uma substância responsável pela redução da fadiga muscular em atletas de alto rendimento, aumentando a força e reduzindo a ação inflamatória.
De acordo com uma análise publicada na Revista de la Academia de Nutrición y Dietética de España, os atletas que consumiram 200 g de beterraba antes de uma corrida (1 hora antes) correram uma média de 3% mais rápido. De acordo com os pesquisadores, isso se deve à presença de nitrato encontrado na hortaliça.
Outro estudo comprovou que os consumidores frequentes dessa verdura possuem uma ótima saúde, pois os benefícios da beterraba ajudam a manter o coração saudável – o que facilita a circulação sanguínea, melhora a pressão arterial e o ritmo cardíaco.
Antes do treino, é comum usar o vegetal como fonte de energia e vasodilatador. Depois do treino, o consumo colabora na recuperação. É comum encontrarmos a beterraba em saladas com outras verduras, como cenoura, ovo e tomate. Há várias formas de consumir esse vegetal: a maneira mais fácil de encontrar é ralada – cozinhar também é bem comum. A dica é: tente diversas formas e inclua a beterraba no cardápio da forma que preferir.
Compartilhar link