Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Você já ouviu falar em doenças veiculadas por alimentos (DVAs)? Elas são doenças provocadas pelo consumo de alimentos que contenham micróbios, parasitas ou substâncias tóxicas prejudiciais à saúde. Os sintomas mais comuns de DVA provocam cansaço, dor de cabeça, vômito, diarreia e cãibra. Por isto, alguns cuidados na hora de se alimentar devem ser redobrados.
Como evitar
1- Observe, sempre, as características próprias de cada alimento, atentando-se a cor, sabor, consistência, sabor, temperatura e volume. Se estiver na dúvida quanto a alguns destes aspectos, não o consuma.
2- Fique atento às normas de higiene se você comer fora de casa, observando o aspecto dos utensílios, dos
alimentos e do vendedor.
3- Frutas e vegetais de cores variadas são fundamentais. Além de serem fontes ricas de todas as vitaminas, possuem minerais e fibras solúveis e insolúveis para o seu organismo.
4- Evite longos períodos em jejum, fracionando a quantidade de alimentos em quatro ou seis refeições durante o dia.
5- Consuma alimentos “de época”, que são mais nutritivos e baratos.
6- Beba muita água (filtrada), principalmente entre as refeições.
7- Evite consumir diariamente alimentos enlatados, embutidos ou industrializados.
8- Cuidado com o sal e o açúcar refinado. É sempre bom reduzir ao máximo o seu consumo.
9- Dietas milagrosas podem ocasionar o ganho de peso após com a mesma rapidez com que aconteceu a perda. Coma com moderação de todos os tipos de alimentos.
10- Procure saber detalhes sobre a composição do alimento através do rótulo ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente do fabricante. Seja curioso.
11- Sinta prazer enquanto preparar sua refeição. Lave, higienize, misture os ingredientes aproveitando toda a sua totalidade. Assim, o resultado será o mais positivo possível.
Compartilhar link