Pão de batata-doce: receitas para complementar o seu pré-treino
Famosa entra os atletas, a batata-doce é uma ótima fonte de fibras e vitaminas antioxidantes, como o betacaroteno, que atua como um excelente combatente dos radicais livres que são formados durante a prática esportiva.
Além disso, sua fonte de energia é fundamental para o trabalho muscular, ajudando a evitar lesões, protegendo o organismo, dando maior saciedade e evitando os picos de insulina.
Confira cinco receitas de pão de batata-doce que podem complementar seu pré-treino e deixar você bem preparado para as atividades.
1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo
½ colher de chá rasa de goma xantana
Dica: a goma xantana você pode encontrar em lojas de produtos naturais e nos supermercados na área de alimentos sem glúten ou substituí-la pela goma guar ou psyllium (usar na proporção de 1:2).
Modo de preparo
Cozinhe a batata-doce no microondas até a casca ficar macia. Esmague com um garfo e meça ½ xícara de batata-doce. Espere esfriar e misture.
Em um liquidificador, bata os ovos, a batata-doce, a água, o açúcar, o azeite e o sal até obter uma massa lisa e líquida.
Em uma tigela, misture aveia, polvilho doce, farinha de arroz integral, fermento biológico e goma xantana.
Adicione a massa líquida sobre os ingredientes secos e mexa. A massa começará a ficar mais grossa.
Polvilhe e unte uma forma média de pão com farinha de arroz e um pouco de óleo e transfira a massa. Deixe a massa descansar e crescer por 40 minutos.
Dado o tempo, preaqueça o forno a 180° C. Quando aquecido, leve para assar por aproximadamente 30 minutos.
Quando estiver pronto, desenforme e deixe esfriar antes depois cortar.
Cozinhe a batata-doce na água com uma pitada de sal. Depois, drene a água, amasse a batata e deixe esfriar.
Em uma vasilha, coloque o fermento, ½ copo de farinha e água morna e mexa bem. Cubra com um prato e deixe o fermento agindo por 15 a 20 minutos.
Dado o tempo, verifique se a mistura está com bolinhas. Se estiver, já está no ponto certo.
Assim, em uma batedeira, coloque a batata-doce, o mel, um pouco de sal, o ovo, a manteiga, a mistura de fermento e 75% da farinha. Misture tudo no modo devagar. Aos poucos, vá acrescentando o resto da farinha até que a massa fique lisa e elástica.
Retire da batedeira, sove bem a massa e faça uma bola com ela. Acrescente um pouco de azeite e deixe descansar novamente por 2 horas ou até dobrar de tamanho.
Ao descansar, pressione a massa para tirar todo o ar e corte em 16 pedaços com um cortador de pizza.
Enrole a massa para formar uma bolinha, arredonde até que a superfície fique lisa e amasse a massa para ficar igual a um cookie.
Transfira a massa para uma forma forrada com papel manteiga ou tapete de silicone e deixe descansar por mais 45 minutos.
Enquanto descansa, preaqueça o forno a 180° C.
Pincele a massa com uma mistura de ovo e um pouco de água.
Leve para assar por 15 minutos ou até dourar.
Quando pronto, retire do forno e jogue gergelim por cima para enfeitar.