Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Você já experimentou a pitaia? Nativa da América do Sul e do nordeste brasileiro, a pitaia é uma fruta exótica, muito utilizada em doces e com muita fibra. Além de conter proteínas, vitaminas A e C, Ômega 3 e 6 e fibras, ela auxilia o metabolismo na produção de energia. Tanto a polpa quanto a casca são ricas em polifenóis, que têm ação antioxidante e contribuem para o combate aos radicais livres (muito liberados por quem faz esporte). Fonte de tiramina, também inibe o apetite e promove saciedade.
Só não consuma a pitaia antes de uma corridinha. Coma a fruta pelo menos uma hora antes de treinar, pois suas sementes têm efeito laxante e podem causar um desconforto gástrico.
Aprecie a pitaia in natura ou em sucos. De preferência, não faça em centrífuga e nem coe, para preservar as fibras. Se você optar pelo suco, vale à pena associá-lo a outros alimentos, para aumentar a saciedade. A polpa fresca ou congelada também pode ser utilizada no preparo de geleias, sorvetes, iogurtes, compotas, tortas e doces.
Mas fique atento: a fruta é contraindicada para diabéticos ou pré-diabéticos.
No liquidificador, junte a pitaia, a hortelã, o abacaxi e a água. Bata até o suco ficar homogêneo e transfira a bebida para o copo. Sirva a seguir. Se quiser, acrescente pedrinhas de gelo a gosto. Adoce a seu modo.
Acomode as folhas de rúcula e as de alface. Distribua por cima os pedaços de pitaia e de manga e o tomate-cereja. Reserve na geladeira. Acrescente azeite, vinagre (opcional), sal e pimenta do reino a gosto.
(Fonte: Vanessa Moraes Cunha e Castro, nutricionista esportiva em Brasília; Júnia Bethônico, nutricionista funcional do SPA Mitra, em Belo Horizonte; Roberta Thawana Carvalho, nutricionista da Auraclara Centro de Saúde, Beleza e Bem Estar, de São Paulo; e Luciana Lancha, nutricionista do Physio Institute, de São Paulo)
Compartilhar link