Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ricos em fibras e outros nutrientes importantes para o bom funcionamento intestinal, os alimentos integrais estão cada vez mais presentes na dieta do corredor. Porém, você sabe por que vale mais a pena optar por esses produtos, em relação aos – não – seus similares?
Benefícios dos produtos integrais
Os alimentos integrais não são processados, ou seja, não passam por nenhum tipo de refinamento – fazendo com que suas propriedades nutricionais sejam mantidas. Por isso, o teor de vitaminas, fibras e minerais de sua composição é maior.
Além de regular o funcionamento do intestino, contribuem para a diminuição do colesterol e auxiliam no controle da glicemia (nível de açúcar no sangue). Para quem pratica esportes, os carboidratos – fonte de energia para qualquer atividade – presentes nos alimentos integrais são fundamentais. Como o índice glicêmico é baixo, esses produtos não elevam a quantidade de açúcar no sangue tão rapidamente. Ou seja, com a absorção mais lenta pelo organismo, a energia será provida por mais tempo.
Quando ingerir
Antes do treino é a melhor hora de ingerir, justamente para que a energia proveniente dos carboidratos dos alimentos integrais sejam, gradativamente, passadas ao organismo.
Evite excessos
A ingestão exagerada de alimentos integrais pode causar desconfortos intestinais durante a atividade física, por conta do alto teor de fibras de sua composição.
Substituições no dia a dia
Arroz branco > Arroz integral
Pão branco > Pão integral
Açúcar refinado > Açúcar mascavo
Farinha > Farinha integral
Biscoitos > Biscoitos integrais
Por que custa mais caro?
Como a demanda não é muito grande, os fabricantes aumentam um pouco o preço em relação aos produtos tradicionais – que são produzidos em maior escala.
(Fonte: Laís Coelho, nutricionista da Natue, e-commerce de produtos para o bem-estar)
Compartilhar link