Não importa se é corrida na rua ou funcional em casa, a alimentação é uma importante aliada para o desempenho e performance do atleta. Alimentar-se antes do treino ajuda a fornecer ao organismo os nutrientes necessários e abastecer o corpo de energia para a prática da atividade física.
Contudo, dúvidas podem surgir quando pensamos no que comer exatamente antes do treino. Por este motivo, Renata Mayer, consultora nutricional responsável pela marca da Magrinha preparou algumas dicas de pré-treino saboroso e saudável.
“Um organismo devidamente nutrido e alimentado, com as quantidades corretas dos macronutrientes (carboidrato, proteína e gorduras) é um dos principais condicionantes para um bom momento de treino”, explica a profissional. “Mas, é importante saber que a quantidade e composição da alimentação pré-treino varia de pessoa para pessoa, mas de maneira geral, quantas horas antes do exercício você comerá é um dos principais fatores a ser observado”, conclui.
De acordo com a nutricionista, de duas a três horas antes do treino é recomendado realizar uma refeição completa, contendo fontes de carboidratos de baixo índice glicêmico – como os integrais – proteína, lipídeos e fibras.
Uma salada de folhas e uma fonte de proteína é um bom exemplo de pré-treino gostoso e saudável que pode ser consumido com duas ou três horas de antecedência, como uma refeição completa.
A receita fornece os nutrientes necessários e promove saciedade, sem deixar o atleta se sentindo pesado para o treino
Comece montando o seu prato com as folhas e vegetais. Acrescente o frango ou ovo e as fatias de queijo. Tempere a salada e, por fim, adicione alguns biscoitos multigrãos integrais.
As folhas e vegetais são fontes de fibras e compostos funcionais, que auxiliarão na sensação de plenitude e funcionamento do organismo. O frango, ovo e queijo minas são excelentes fontes proteicas que contêm baixo teor de gordura. Já o biscoito multigrãos é rico em fibras, carboidratos integrais e sementes que ajudam a estabilizar os níveis de glicose no sangue, além de oferecer saciedade por mais tempo.
Esse é um pré-treino mais leve, mas que também pode ser consumido de duas a três horas antes da atividade física por conter frutas, grãos e oleaginosas que fornecem energia, além de oferecer de forma constante a quantidade ideal de açúcar na corrente sanguínea.
As frutas são importantes para uma alimentação saudável, com diversos compostos antioxidantes e funcionais, além de servirem como fonte de energia. As nuts são feitas com oleaginosas e grãos integrais, sem adição de xaropes ou óleos. Por isso, fornecem fibras, gorduras benéficas ao bom funcionamento do organismo, além de serem uma fonte de proteína.
Para quem tem pouco tempo para alimentar-se antes da atividade física, a profissional indica pré-treinos com rápida absorção do organismo.
“Uma hora antes do treino prefira carboidratos de baixo índice glicêmico (para evitar hipoglicemia reativa, a diminuição de glicose no sangue) ingerindo frutas e alimentos com baixo teor de gordura”, explica.
O iogurte desnatado é uma ótima escolha por ser uma fonte proteica com baixo teor gordura, possuindo assim uma digestão mais fácil e rápida para a maioria das pessoas. Já a granola é responsável por fornecer carboidratos complexos, através do mix de grãos, sementes e castanhas. No entanto, é importante atentar-se à quantidade de granola ingerida nesse momento pré-treino.
Coloque os ingredientes em um liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.
A aveia contém carboidratos complexos que fornecem uma liberação lenta e constante de açúcar na corrente sanguínea, devido a sua quantidade de fibras. Já o leite desnatado, assim como o iogurte, não tem taxas altas de gordura e possui uma rápida digestão no organismo. O morango, além de dar sabor, tem grande quantidade de água, o que mantém sob controle a ingestão calórica.
As bananas são especialmente ricas em potássio e podem ajudar a reabastecer as reservas do seu corpo. Uma unidade média contém 12% do valor diário desse nutriente. Já os cookies fornecem o carboidrato de forma gostosa e saudável.
Muitas vezes, na correria do dia-a-dia, não há tempo suficiente para fazer refeições ou escolher pré-treinos que levem algum tempo para digestão. Por este motivo, a nutricionista indica alguns alimentos que são aliados, principalmente, nestes dias.
“Aposte na ingestão de energia rápida proveniente da ‘glicose na veia’ e dos carboidratos simples extraídos da torrada com mel, agave, melado de cana, frutas secas (como a uva passa, cranberry, tâmaras, chips de banana ou maçã) e bebidas esportivas”, explica a nutricionista.
Para o exercício ser de qualidade, o pré-treino também precisa ser. Para isso, conte com os produtos Da Magrinha, 100% assados, formulados com 7 grãos, com selo internacional Whole Grain que garante que são 100% integrais, além de livre de transgênicos, preservando o melhor de cada ingrediente em seus produtos.
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…