Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Originária da região dos Andes, a quinoa é um dos cerais mais nutritivos do mundo, segundo dados da OMS – Organização Mundial de Saúde, e oferece um equilíbrio bom entre carboidratos, proteínas e gorduras, além de possuir alta concentração de zinco, cálcio e ferro, este último de suma importância para ajudar na prevenção da anemia.
Para os corredores, a quinoa atua na reposição das energias perdidas durante o exercício, auxiliando, também, na recuperação muscular. Além disso, a quinoa possui antioxidantes essenciais para combater a fadiga que pode aparecer após a corrida.
O cereal pode, ainda, contribuir para a redução do nível de colesterol, ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e, também, no fortalecimento dos ossos. Além disso, as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização.
A quinoa é indicada para os corredores em virtude do seu perfil de aminoácidos, muito semelhante ao das carnes. Por não conter glúten (ao contrário da aveia, por exemplo), a quinoa é menos inflamatória e rica em ômega-3, sendo ideal para preparar alimentos que levam farinha de trigo, como pães e bolos.
Rápida de cozinhar é uma excelente alternativa ao arroz branco na dieta, e pode ser consumida também em flocos, com frutas e iogurte no café da manhã e intervalo de refeições. Outra ideia de consumo é fazer bolos mais nutritivos, de banana ou cenoura, substituindo a farinha de trigo por uma mistura de partes iguais de aveia, quinoa e um pouco de linhaça.
Bata no liquidificador a xícara de água, o óleo e os ovos. Acrescente os demais ingredientes. Unte as forminhas apenas com óleo, coloque a massa em cada uma e leve ao forno médio pré-aquecido.
(Fonte: Luciana Camargo, nutricionista esportiva no Rio de Janeiro)
Compartilhar link