Você sabia que alguns alimentos podem ajudar a aumentar a imunidade do corpo e te proteger de gripes e resfriados? Já dizia Hipócrates, o pai da medicina: “Que o alimento seja seu remédio”. Essa frase nunca esteve tão em evidência quanto agora, quando muito se fala sobre a importância da alimentação saudável (sem produtos processados ou industrializados) para a manutenção da saúde do organismo.
Em tempos de mudanças bruscas de temperatura que fragilizam o corpo e aumentam a proliferação de gripes e resfriados, melhor prevenir do que remediar. Pensando nisso, descobrimos uma receita especial – e natural – para aumentar a imunidade.
Receita caseira
Simples, barato e eficaz, esse suco ajuda na recuperação do organismo, aumenta a imunidade, protege o corpo de bactérias e até melhora seu rendimento na corrida de rua.
Corte a beterraba em rodelas e bata no liquidificador com um pouco de água. Misture bem e passe na peneira. Separe e guarde na geladeira enquanto bate no liquidificador, com água, as cenouras e a maçã. Misture tudo e beba meia hora antes do café da manhã, em jejum.
A beterraba é rica em vitamina A, C, cálcio e ferro, previne e ajuda a curar anemia. Também é rica em nitrato, que ajuda a baixar a pressão sanguínea, previne doenças cardiovasculares e (a função que todo corredor deveria saber) diminui o gasto de oxigênio, melhorando o desempenho e a resistência nos esportes. Além de aumentar a imunidade, a beterraba é rica em biotina, uma vitamina B solúvel na água que desempenha um papel-chave nas proteínas, gorduras e hidratos de carbono metabolizantes.
Rica em vitamina C, B1, B2, E e em niacina, ferro e fósforo, a maçã tem alto valor nutritivo e baixo teor calórico, sendo ótimo alimento para quem não quer ganhar peso. A maçã ajuda a circulação sanguínea e previne doenças cardíacas. É um excelente regulador intestinal, pois possui alto índice de fibras, o que também é excelente para facilitar a digestão.
O betacaroteno da cenoura somado às vitaminas A, C, B2 e B3, além do fósforo, cálcio, potássio e sódio e antioxidantes e fibras, são fundamentais para a saúde da pele e seus anexos (cabelos e unhas), regulam o açúcar no sangue, fortalecem a saúde pulmonar e do cólon, e também ajudam a aumentar a imunidade.
Alho e cebola: Ambos contêm substâncias que estimulam enzimas e inibem o crescimento bacteriano
Tomate: Por ser rico em licopeno, é aliado para combater doenças cardiovasculares e remover radicais livres do organismo
Manga, laranja, manga, morango e pimentão: Todos eles são ricos em vitamina C, uma das principais para prevenir gripes e resfriados por aumentar a produção de leucócitos (as células de defesa)
Castanha-do-Pará, amêndoas, nozes e folhas verde-escuras: Todos eles são ricos em selênio e protegem as membranas celulares contra os radicais livres, que são liberados nas reações químicas naturais do organismo
Lave bem as mãos, evite tossir ou espirrar próximo a outras pessoas, use lenços descartáveis e evite locais fechados com grande aglomeração, recomendam os infectologistas. Se você já está doente, não adianta sofrer. Procure sempre um médico e não esqueça que repouso e hidratação são fundamentais para a recuperação.
Fontes: Dr. Boaventura Braz de Queiróz, infectologista (GO) e Jacqueline Muller, mestre em ciências com ênfase em nutrição em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (SP)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…