Uma das tendências da nutrição de 2018 é o golden milk. O leite dourado, como é conhecido aqui no Brasil, é uma receita que tem origem na medicina indiana (ayurveda), mas que se espalhou pelos quatro cantos do mundo nos últimos anos, devido aos propagados benefícios para a saúde.
O leite dourado é preparado com bebida vegetal (leite de coco, aveia, ou castanhas por exemplo), cúrcuma (açafrão-da-terra) e outras especiarias. Em algumas versões, a receita conta com canela, gengibre, cardamomo, pimenta preta e óleo de coco.
A cúrcuma é a “estrela” por seus poderes anti-inflamatórios e antioxidantes que aumentam a imunidade, devido à presença da curcumina em sua composição. Algumas pessoas que tomam o leite dourado, dizem que ele ajuda a dormir melhor também.
A receita é simples e fácil de fazer em casa, mas algumas marcas já estão comercializando versões do leite dourado.A primeira parte do processo é preparar uma pasta de cúrcuma, que será adicionada a outros ingredientes para virar o golden milk – na geladeira ela dura até 15 dias.
Se achar que a quantidade preparada não será consumida em duas semanas, é possível congelar parte da mistura. Aí é só tirar do freezer um dia antes de preparar a receita.
Numa frigideira, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando a mistura formar uma pasta, desligue o fogo e deixe esfriar. Coloque a pasta em um pote de vidro tampado.
Em uma panela adicione o leite de coco, a pasta de cúrcuma e deixe a mistura no fogo baixo mexendo sempre até começar a ferver. Em seguida, desligue. Adicione mel a gosto.
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…