Não é à toa que esse cereal é considerado um grande aliado dos corredores, pois as receitas com aveia, além de ser nutritivas, são ricas em fibras, fonte de carboidratos complexos, vitaminas, cálcio, ferro e também proteínas.
Além de fazer um bem danado para a saúde, é ainda considerado um cereal saboroso e versátil, que pode ser incluído em receitas doces ou salgadas, adicionado em frutas, vitaminas, sobremesas e também nos pratos principais.
Por isso listamos pratos para incluir no seu cardápio diário e uma série de benefícios da aveia para corredores — e outras atividades físicas — , que são obtidos através do consumo desse cereal.
Confira a seguir três receitas com aveia sugeridas pelas nutricionistas Fernanda Marques e Geórgia Bachi para aproveitar os benefícios da aveia e turbinar seu treino.
Misture os ingredientes em um recipiente, exceto a banana e a canela;
Acrescente a banana picada e polvilhe com canela; leve ao micro-ondas por 5 minutos. Sirva em seguida.
Parece um pavê, que você monta em potes pequenos, em camadas, porém é bem menos calórica. Pode substituir o café da manhã pós-treino ou o lanche do meio da tarde.
Se você for vegetariano, é possível substituir o leite por leite vegetal; o mel por melado de cana ou açúcar mascavo; e o iogurte grego por leite de coco.
Em um recipiente, adicione a aveia em flocos, o leite e o iogurte. Reserve. Em outro recipiente, adicione os morangos, as amoras e o mel. Intercale camadas das frutas com a mistura de aveia, iogurte e frutas. Coloque as castanhas-do-pará trituradas e deixe na geladeira por 12 horas.
Ideal para consumir depois do treino de corrida ou para um jantar leve.
Se você for vegetariano, pode substituir o queijo cottage por hummus. Veja essa receita de hummus com beterraba.
Bater a farinha de aveia, a água, o ovo e a pitada de sal em um liquidificador ou em um processador. Despejar a massa em uma frigideira antiaderente. O ponto ideal da panqueca é quando ela se solta por completo da frigideira.
Misture o cottage com o tomate em cubos e tempere com pimenta e salsinha. Se precisar, sal a gosto. Rechear a panqueca, enrolar e servir.
Fontes: Fernanda Marques, pós-graduanda em Nutrição Clínica Ortomolecular, Biofuncional e Fitoterapia pela Nutmed (RJ) e Geórgia Bachi, autora do livro: “Dieta Com Whey Protein”
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…