A Copa do Mundo chegou! Durante esse período, torcedores estudam até as estratégias de jogo dos países adversários, procurando cravar aquele resultado no bolão. Mas e os amantes da nutrição e da gastronomia, será que já pararam para pensar sobre as receitas tradicionais dos adversários do Brasil?
Deixando a rivalidade em campo de lado, é possível aproveitar a imensa riqueza de pratos e sabores que Suíça, Costa Rica e Sérvia têm a seu dispor. Confira essas três receitas vindas de países que enfrentarão a seleção brasileira – quem sabe você não vira fã da culinária “adversária”?
Para os apaixonados por queijo, esse prato típico da Suíça é uma tentação. A raclette é um prato à base de queijo derretido, aquecido e raspado direto em cima do prato. O nome vem da palavra de origem francesa racler, que significa “raspar”.
O mais comum é que o prato seja servido com batatas cozidas (com casca) e presunto, mas existem diversos ingredientes que podem ser usados para variar a receita. Lombo defumado, salame, picles, cebola e mostarda também são acompanhamentos muito pedidos.
Coloque as batatas para cozinhar com uma colher de chá cheia de sal, até que estejam quase cozidas (90%). Escorra e deixe esfriar até que possa cortá-las segurando com a mão, sem se queimar.
Pré-aqueça o forno em temperatura média. Corte as batatas em cubos grandes (preferencialmente com a casca, para aproveitar todos os nutrientes) ou rodelas grandes. Divida em quatro porções iguais e coloque em recipientes que possam ser levados ao forno. Tempere as batatas com pimenta preta moída na hora e uma pitada de pimenta caiena.
Finalize a receita com queijo e leve ao forno até que ele já tenha derretido e começado a dourar. Sirva quente, finalizando com cebolinha picada e ingredientes a sua escolha.
Fonte da receita: Receita de Viagem e My Switzerland
Já na Costa Rica, um dos pratos que mais dominam as mesas é conhecido por Gallo Pinto. O acompanhamento principal desse prato consiste em arroz e feijão preto. Semelhanças com a culinária brasileira?
Para dar mais vida ao prato, costuma-se colocar cominho, coentro, pimentão, cebola e um molho chamado de salsa lizano, também conhecido por salsa inglesa. É comum também que sejam acrescentadas natas azedas à mistura.
Esquente o óleo em uma frigideira em temperatura média. Acrescente a cebola picada e mexa até amolecer, mas sem deixar dourar. Coloque o feijão preto cozido, mexa até que parte do líquido seja absorvido ou evapore (mas não todo).
Com um pouco do líquido restante na panela, acrescente o sal e outros temperos que preferir (mas cuidado com o excesso!). Se quiser, troque o sal por opções mais saudáveis. Então, coloque o arroz cozido. Atenção para a proporção: ela deve ser 3 para 2 ou 2 para 1 em relação ao feijão.
Mexa até que os ingredientes fiquem bem misturados. Espere um pouco e, se quiser, acrescente um pouco de coentro quando o prato já estiver finalizado.
Fonte da receita: WikiHow
A Sérvia possui um molho muito famoso, chamado “Ajvar”. Esse molho, além de ser saudável por ter como principal ingrediente a berinjela, é extremamente leve e pode ser comido frio ou quente.
Em português, esse prato é conhecido como “caviar de berinjela” e pode ser preparado com especiarias como páprica e pimentão vermelho.
Aqueça o forno a 225 graus. Em seguida, pegue uma assadeira e forre com papel-alumínio.
Corte a berinjela e os pimentões em quatro partes. Depois, coloque-os juntamente com o dente de alho com casca na assadeira e leve ao forno até que fiquem macios.
Retire a berinjela, o alho e o pimentão do forno, coloque no processador de alimentos e misture os legumes com a pimenta e salsa picada.
Aos poucos, vá acrescentando sal, azeite e suco de limão. Quando o creme tiver a consistência e sabor desejados, jogue-o em um frasco, cubra a superfície com azeite e guarde na geladeira para finalizar o molho.
Fonte da receita: Anasbageri
Matéria original publicada no Ativo Saúde.
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…