Parece que só por aqui no Brasil existe essa mistura que ninguém resiste: o brigadeiro. Mas será que dá para fazer um brigadeiro saudável, sem leite condensado e sem açúcar refinado? Sim!
Os brigadeiros saudáveis reúnem sabor e nutrientes em bolinhas cheias de energia. Basta escolher os ingredientes certos para atingir a consistência do brigadeiro tradicional. Fica parecido (no visual) com o brigadeiro e é igualmente saboroso (pode acreditar!).
O brigadeiro saudável pode ser feito com nuts, frutas secas, tubérculos e cacau em pó. Confira cinco receitas para surpreender o paladar:
Higienize, descasque e corte o chuchu em cubos. Leve-os para cozinhar em uma panela com água filtrada e acrescente a essência de baunilha. O chuchu precisa ficar bem macio.
Quando o chuchu estiver bem cozido, escorra toda a água e bata no liquidificador com a gema, o leite em pó e o amido de milho. Coloque a mistura em uma panela em fogo baixo, acrescente o cacau em pó e o açúcar. Mexa bem até a massa desprender do fundo da panela. Reserve. Deixe esfriar e enrole os morangos com a massa, molde em forma de bolinhas e passe sobre o nibs de cacau. Deixe na geladeira por pelo menos 1 hora para ficar na consistência de brigadeiro.
Para biomassa de banana verde:
Para o brigadeiro:
Biomassa: lave bem as bananas e coloque-as na panela de pressão. Cubra com água fria e leve ao fogo alto. Quando começar a pressão, abaixe o fogo e cozinhe por mais 10 minutos. Desligue o fogo e deixe sair a pressão. Escorra a água e retire a polpa das bananas com cuidado, cortando a casca. Se alguma abrir, não tem problema. Bata a polpa cozida no liquidificador até obter uma pasta. Se for preciso junte algumas colheres de água, mas use a do cozimento.
Brigadeiro: ponha a biomassa em uma panela e adicione o chocolate e o açúcar. Misture e leve ao fogo, mexendo sempre até obter um creme denso. Distribua entre oito copinhos individuais. Deixe esfriar, polvilhe com o granulado ou nibs de cacau e sirva.
No liquidificador, bata o inhame, o açúcar e a água. Leve ao fogo e reduza até chegar na consistência desejada. Desligue o fogo, acrescente a baunilha e o chocolate. Deixe derreter. Reserve. Toste as avelãs em forno forte até que fiquem douradas, mas preste atenção para que não queimem. Espere esfriar e corte-as grosseiramente com uma faca. Coloque a massa do brigadeiro em copinhos de café e salpique com castanhas quebradas ou nibs. Sirva quente ou frio.
Em uma panela, misture a batata doce com os demais ingredientes e leve ao fogo médio até que a mistura comece a desgrudar da panela. Despeje em um prato e deixe esfriar por completo. Deixe alguns minutos na geladeira antes de enrolar seus brigadeiros. Passe no nibs de cacau e sirva.
Bata todos os ingredientes na batedeira até virar um creme. Leve à geladeira por 5 horas, coloque o creme em potinhos e consuma com castanhas trituradas por cima.
*Dica: para todas as receitas de brigadeiro saudável você pode passar as bolinhas em coco ralado ou em oleaginosas trituradas, como castanhas, avelãs, nozes, pistache, gergelim, lascas de amendôas etc.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…