Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Encontrado em boa parte dos cafés da manhã pelo Brasil todo, o mamão é uma fruta muito mais versátil do que parece, e algumas receitas diferentes e interessantes podem surgir a partir dela.
Os dois tipos de mamão mais consumidos no Brasil são o papaia e o formosa. O formosa é maior, sendo melhor para ser consumida aos poucos, mas de maneira nutricional não apresentam diferenças significativas entre si.
Isso quer dizer que ambos os tipos são ricos em antioxidantes, fundamentais para combater o excesso de radicais livres, que podem ser tóxicas ao nosso organismo. Essa propriedade surge por conta da presença de vitaminas A, C, E e do complexo B.
O teor de fibras da fruta ainda auxilia bastante na saciedade, e muitas pessoas atribuem um efeito laxativo ao mamão, essencial para o bom funcionamento da flora intestinal.
Falando em intestino, o mamão é ótimo para a digestão, já que é rico em bromelina, uma substância que ajuda a quebrar enzimas e digerir proteínas. Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, expõe ainda outros benefícios da fruta: “Podemos acrescentar aos benefícios da fruta que o mamão é fonte de vitamina C, responsável por atuar na imunidade e tem função na cicatrização e produção natural de colágeno. Possui vitaminas do complexo B, que atuam em todo o nosso metabolismo energético e também protegem o nosso sistema nervoso central”.
Não existe diferença entre o consumo do mamão na parte da manhã ou em outros horários do dia. Por isso, deixamos a seguir cinco receitas diferentes com mamão para o seu dia!
Compartilhar link