A comida é parte importante das celebrações de fim de ano. As reuniões com amigos e familiares, no entanto, podem ser penosas para quem não quer sair da dieta nessas ocasiões. Mas os adeptos da alimentação saudável e com poucas calorias podem preparar sobremesas de Natal saudáveis com algumas adaptações.
É possível manter o clima gostoso e divertido do fim do ano, apenas trocando alguns ingredientes. Buscar novas alternativas é uma ótima maneira de descobrir novos gostos e sensações na gastronomia, além de favorecer o equilíbrio.
Com ingredientes escolhidos para manter a textura do panetone, a versão fit prioriza o consumo de fibras, vitaminas e minerais.
De acordo Karla Maciel, consultora nutricional da E4 , a receita mantém o sabor da tradição e agrega nutrientes ao organismo.
“A versão convencional é rica em açúcar, farinha refinada e gordura vegetal, e pode comprometer o gerenciamento de peso ou até causar desconfortos como os intestinais”, explica.
Pré–fermentação
Massa
Pré-fermentação
Dissolva o fermento no suco de laranja, acrescente o açúcar de coco e ¾ de xícara de farinha de arroz. Deixe descansar por 1 hora e reserve.
Massa
Bata os ovos em uma batedeira até esbranquiçarem, adicione o óleo de coco, o vinagre e a essência de panetone e, em seguida, os ingredientes secos (farinha de aveia, polvilho doce, CMC ou goma xantana, açúcar mascavo e sal) peneirados, juntamente com a esponja (a massa após pré-fermentação).
Incorpore o chocolate (cacau 70%), as uvas-passas e as oleaginosas à massa e acomode a mistura em formas de mini panetone, cobrindo até a metade e deixando-as descansar por 10 minutos.
Coloque os panetones em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos. Faça o teste do palito: se ao colocá-lo na massa ele sair limpo, significa que já está assado.
Por fim, decore como preferir com laços e frutas secas ou frescas.
Depois de pronto, o prato pode ser consumido de diferentes maneiras. “Pode ser gelado, deixando algum tempo na geladeira, ou temperatura ambiente acompanhado de um café”, afirma a nutricionista.
A Mr. Fit, rede de fast-food saudável, preparou uma receita low carb para as festas do final de ano.
Simples e prático, o prato está entre as sobremesas de Natal mais fáceis de preparar. Ela rende até 20 porções de 100 ml.
Em uma tigela misture o adoçante, o cacau e 50 ml de água quente. Mexa com um fouet para obter uma massa pastosa. Depois, adicione o leite de coco, a chia e a baunilha.
Misture bem e leve à geladeira até endurecer, por pelo menos quatro 4 horas. Quando o prato estiver pronto, pode ser enfeitado com morangos, castanhas ou mesmo chocolate amargo ralado.
Preparada por Vanda Hering, a receita segue a mesma linha do prato tradicional, mas tem uma pegada low carb.
Bata os ovos junto ao eritritol e a manteiga, acrescente o coco seco ralado e a farinha de coco. Depois disso, coloque o leite de coco. Por último, vai o fermento.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos. Quando estiver pronto, pode ser decorado com geleia de morangos sem açúcar e morangos frescos.
Indicada por Sonia Jendiroba, essa sobremesa de natal é inspirada em uma receita tradicional, mas bem mais leve. O manjar de arroz imita o prato tradicional dessa época e tem 103 calorias por porção.
Comece fervendo o leite e o leite de coco. Adicione o arroz branco, o licor, a casca de laranja e o adoçante e cozinhe em fogo baixo até que fique macio. Hidrate a gelatina na água e corte metade dos pêssegos da lata em cubinhos. Incorpore ambos ao creme de arroz, retire as cascas de laranja, despeje a mistura em uma forma untada e leve para gelar. Sirva com pedaços de pêssego e lascas de coco.
Além de ser uma ótima opção para lanches saudáveis, o pudim de chia com morango é rico em gorduras boas e é fácil de fazer.
Misture a chia no leite de coco e coloque stevia para adoçar. Deixe a massa descansando na geladeira de um dia para outro para a chia hidratar. Quando o pudim estiver pronto, cubra com pedaços de morango e sirva.
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…