Essa dieta não tem o foco direto na perda peso, mas sim, na redução do risco de desenvolver Alzheimer – e tem feito sucesso na internet. Chamada de MIND (Mediterranean-DASH Intervention for Neurodegenerative Delay), indica dez tipos de alimentos que são amigos do cérebro e ajudam a manter a mente sã por toda a vida.
Um estudo recente do Rush University Medical Center afirma que a dieta MIND reduz em até 53% o risco de desenvolver a doença. Ela mistura a dieta Mediterrânea com a DASH (leia mais abaixo) e enfatiza a ingestão de 10 tipos: verduras , legumes, nozes, frutas, feijão, cereais integrais, peixe, aves, azeite e vinho. As diretrizes são bem simples, basicamente você pode consumir tudo dessa lista, mas com moderação.
Além disso, limita o consumo de carne vermelha, manteiga (e margarina), queijo, doces, frituras e fast food. Mas, se cair em tentação, não tem problema: Neste mesmo estudo, quem “pisou na jaca” de vez em quando teve uma redução de até 35% dos riscos de desenvolver a doença.
“A oferta de gorduras de boa qualidade sugeridas na MIND fornecem ao cérebro ácidos graxos essenciais (ômegas 3 e 6) que não podem ser produzidos pelo nosso organismo e necessitam de consumo regular, pois o equilíbrio entre eles favorece a comunicação das sinapses e protege os neurônios do processo inflamatório”, explica o Dr. Pedro Assed.
A US News & World Report (publicação americana especializada em nutrição) nomeou a MIND como sendo a dieta mais fácil de seguir; o que é uma boa notícia, já que o segredo de qualquer reeducação alimentar é a continuidade, ou seja, quanto mais tempo a pessoa segue esse plano alimentar, maiores são os seus benefícios.
“O melhor alimento é o mais in natura possível, rico em nutrientes, micronutrientes e antioxidantes”, explica Ludimila Gouvea. Para ela, carnes, manteiga, latícinios e produtos industrializados devem ser evitados para manter a mente sã.
“Os compostos bioativos encontrados no alimento fresco defendem nossas células da lesão e do excesso de radicais livres, responsável pela aceleração do envelhecimento”, continua a nutricionista.
A MIND é uma mistura das dietas Mediterrânea (considerada uma das mais benéficas para a saúde do coração) e DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension, eleita pela US News & World Report, a melhor dieta do ano). A DASH foi desenvolvida para controlar a pressão arterial e evitar o uso de medicamentos, além de auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares e na perda de peso. Um de seus principais pontos é controlar a quantidade de sódio ingerida no dia.
O Alzheimer causa a morte de células cerebrais e consequentemente a perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem). Quando diagnosticado no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.
*Fontes:
Dr. Pedro Assed (CRM/RJ 52.83847-0), endocrinologista membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
Ludimila Gouvea (CRN 97100459), nutricionista funcional da Clínica Andrea Santa Rosa
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…