Nutrição

Salada de pote: aprenda os truques

Boa opção para quem não quer fugir da dieta – ou para os preguiçosos de plantão –, a salada em potes tem como objetivo substituir uma refeição mantendo o seu cardápio saudável. É possível fazer porções para até três dias. Mas para isso acontecer sem chabus é preciso seguir algumas dicas básicas.

Aposte no Vidro

Nada de recipiente plástico ou de alumínio. Aqui o vidro é parte fundamental. “Diferente de outras vasilhas, o vidro não possui Bisfenol A, substância tóxica que pode aparecer com a variação de temperatura e causar problemas de saúde como a diabetes ou até câncer”, diz Amanda Gatte, nutricionista do Studio Eko, em São Paulo.

Acerte na escolha dos ingredientes

Não são todos os alimentos que aguentam o tranco de passar alguns dias na geladeira. “É indicado evitar alimentos como a batata palha, que amolece com rapidez”. Curte queijos? Esses aí também precisam de uma atenção especial. “Eles azedam fácil, então é bom acrescenta-los apenas no pote que irá ser consumido no dia”. Já para os molhos, aposte no azeite e mostarda. “Simples, eles não mudam sua propriedade mesmo depois de três dias refrigerados”, completa Amanda.

Capriche na montagem

Na hora de rechear seu pote vale dividi-lo em três partes. Reserve o fundo para o molho. Vale os já citados, azeite, mostarda e também de iogurte, por exemplo. “No meio entram os ingredientes mais pesados, como proteínas – frango é uma boa opção -, grãos e legumes”. O topo é reservado para as folhas (agrião, alface, rúcula).

Potencialize o sabor

A ideia é comer no recipiente, então não faça cerimônias na hora de chacoalhar o pote. “É dessa forma que você consegue que a salada fique temperada”. Mas atenção com a quantidade. “Para que os alimentos se misturem, o pote não pode estar muito cheio”. Procure deixar um dedo de folga entre a última folha e a boca do pote.

Receita

Gostou da ideia das saladas nos potes? Aqui damos uma receita de molho para você já planejar os rangos da sua próxima semana.

Molho Pesto

Ingredientes

  • 1/2 xícara (chá) de folhas manjericão
  • ¼ xícara (chá) de castanha de caju
  • 1 dente de alho
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • ¼ xícara (chá) de azeite
  • 1 cubo de gelo
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

No liquidificador, junte as folhas de manjericão, a castanha de caju, o alho, azeite, queijo e o cubo de gelo. Bata até triturar o gelo e a castanha. Tempere com sal e pimenta.

(Fonte: Amanda Gatte, nutricionista do Studio Eko, em São Paulo)
Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

3 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

3 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago