Nutrição

Os benefícios da semente de abóbora para esportistas

A semente de abóbora possui quantidades de magnésio suficientes para ganhar destaque entre os alimentos para atletas. O mineral é fundamental para muitos processos do organismo, como a contração e o relaxamento dos músculos (falaremos dele mais à frente). 

São 262 mg de magnésio para 100 gramas, mais da metade do recomendado de consumo para um adulto, além de ser rica em proteínas. De acordo com dados da Embrapa, 100 gramas (o equivalente a 446 calorias) da semente de abóbora oferecem 18 gramas de proteínas, além de fibras, vitaminas e minerais importantes, como zinco, ferro e fósforo.

Proteínas da semente de abóbora versus ganho de massa magra

Vale dizer que qualquer tipo de alimento proteico só funciona para ganho de massa magra se você treinar para isso. “Não adianta comer um punhado de semente de abóbora ou qualquer outra fonte de proteína e esperar ganhar músculos. O processo envolve alimentação, exercícios físicos direcionados para isso e estilo de vida”, afirma Bruna Pavão, nutricionista e consultora de marketing nutricional, autora do livro Receita para Esportistas.

O magnésio e sua importância

Ele é chamado de rei dos minerais porque é necessário em centenas de processos químicos que acontecem no corpo. Entre eles, auxilia no ganho e no fortalecimento de massa magra, por meio da síntese de proteínas. “Se você não está recebendo o suficiente de magnésio, isso pode resultar em baixos níveis de energia e problemas com a função muscular, frequência cardíaca alterada ou cãibras musculares”, explica Bruna. 

Um estudo sugeriu que enzimas do óxido nítrico contidas no óleo de semente de abóbora colaboram para a saúde do coração e para a circulação sanguínea. A razão é que o óxido nítrico ajuda a expandir os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo. Mas, talvez o processo mais importante para o qual o magnésio é usado é metabolizar nutrientes e transformá-los em energia.

 

Ideias para consumir a semente de abóbora

A semente de abóbora é saborosa e muito versátil em receitas doces ou salgadas. Vai bem na granola, em saladas, em risotos e outros diversos pratos. “Indico várias opções de consumo: por cima da torrada, da salada e até na receita de hamburguer caseiro. Qualquer que seja sua dieta, busque sempre variar os alimento — nosso corpo não deve se habituar a uma só fonte alimentar”, sugere Bruna. 

Receita de smoothie pós-treino

Ingredientes

  • ¼ de abacaxi descascado, cortado em pedaços (cerca de 200 gramas)
  • ½ copo de suco de laranja espremido na hora
  • 2 colheres de sopa de sementes de abóbora encharcadas
  • 1 pedaço de gengibre descascado
  • 1 colher de chá de mel ou melado
  • 1 colher de sopa de suco de limão fresco
  • 100 ml de leite de coco
  • 1 colher de chá de cúrcuma

Modo de fazer

Coloque todos os ingredientes, exceto a cúrcuma, no liquidificador. Misture em alta velocidade por um minuto. Despeje em um copo e polvilhe a especiaria por cima antes de servir.

 

(Fontes: Bruna Pavão, nutricionista funcional e esportiva; Embrapa — Empresa de Pesquisa Brasileira Agropecuária)

camilabrogliato

Share
Published by
camilabrogliato

Recent Posts

MOV

30 minutos ago

Eco SP

30 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago