Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ao consumir frutas secas, castanhas e oleaginosas, leite, queijos, pães, cereais, água mineral, granola, água de coco e sal de cozinha você está ingerindo um nutriente de extrema importância para a sua performance. Para maratonistas ou fundistas, o sódio é fundamental, já que precisam de uma hidratação contínua.
"O sódio é importante para o transporte de oxigênio no sangue, metabolismo adequado, ajuda no funcionamento dos músculos, do coração e do sistema nervoso. A deficiência desse mineral no sangue pode levar a desidratação, ocasionar cãibra e hiponatremia (redução severa nos níveis de sódio do sangue), além de causar sintomas como náusea (de estágio moderado até mais grave) dor de cabeça, vômitos, edemas de mão e pé, confusão mental, coma e, em alguns casos, até morte”, explica Vivian Ragasso, nutricionista esportiva do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte (SP).
A especialista ainda falou sobre os benefícios das bebidas isotônicas, fundamentais para que o atleta mantenha o sódio no sangue, principalmente os corredores. "Além de auxiliar na reposição do mineral, como estudos científicos já mostraram, o sódio adicional nas bebidas esportivas pode incentivar a ingestão de líquidos e ajudar na hidratação após a prática de exercícios físicos”.
Vivian ainda sugere que, a partir de uma hora do inicio do treino, o ideal é administrar o consumo do líquido em goles espaçados até o fim do treinamento, alternando com a água.
E para ajudar na hidratação e no seu desempenho em provas e treinamentos, mostramos como preparar sua própria bebida isotônica.
Ingredientes
Suco feito com 1 ou 2 limões ou laranjas
1 litro de água
1 colher de sopa grande de mel
1 pitada de sal
1 pitada de bicarbonato de sódio
Modo de preparo
Coloque em um recipiente o suco de laranja e/ou limão (quanto maior a variedade de frutas cítricas, mais completo), acrescente mel, água, sal e o bicarbonato.
Compartilhar link