Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Beber suco verde virou febre e o hábito costuma estar associado a um estilo de vida saudável, em função das alardeadas propriedades nutricionais. Entre as bebidas mais comuns estão as com couve-manteiga, rúcula, espinafre ou brócolis, para desintoxicar o organismo e/ou complementar a dieta. Mas muitos não sabem com tirar o melhor proveio do suco verde e acabam por cometer equívocos no preparo, armazenamento, higienização, ou mesmo, na dosagem. Esses erros podem parecer banais podem trazer consequências como a perda de nutrientes, o risco de contaminação ou efeitos adversos, causados pelo consumo em excesso. Mostramos, a seguir, os principais cuidados no consumo do suco verde.
Primeiro, evite adicionar açúcar e adoçantes, que são substâncias que anulam o efeito desintoxicante da bebida. Para obter um efeito naturalmente mais doce, você pode acrescentar frutas como a maçã, o melão e a manga ao suco verde. Isso também equilibra a proporção de folhas e frutas ao seu gosto. Beba logo após o preparo. Caso não seja possível, tente armazenar a bebida em garrafas de vidro (de preferência) no freezer ou geladeira. Outra estratégia é preparar e estocar cubos do sumo das folhas verdes congelados e batê-los no liquidificador com ingredientes na hora do consumo. Nesses casos, também se lembre de acrescentar algumas gostas de limão, para conservar o suco verde. Sempre que possível, utilize alimentos orgânicos.
Para obter os benefícios do suco verde, é indicada, apenas, uma porção ao dia. Veja receitas. Você pode bebê-lo pela manhã, em jejum, ou em substituição ao café ou lanche da manhã (se for uma preparação mais encorpada, com couve ou brócolis, por exemplo). O ideal é tomar o suco verde no começo do dia, em função da energia que ele pode trazer, mas se não conseguir, experimente consumi-lo no lugar do lanche da tarde ou da ceia. Não é indicado trocar o almoço ou o jantar pelo suco, uma vez que ele não fornece todos os nutrientes das refeições.
Antes de tudo, selecione as folhas e retire partes estragadas. Depois lave-as em água corrente, uma por uma, para garantir a eliminação de insetos e impurezas visíveis. Em seguida, coloque os vegetais de molho por 10 minutos em água clorada (específica para a higienização de vegetais), seguindo as medidas indicadas na embalagem do produto químico e preestabelecidas pela ANVISA (1 colher de sopa para 1 litro de água). Escorra a mistura e corte os vegetais com utensílios bem lavados e os mantenha na geladeira até a hora de fazer o suco.
(Fonte: Carolina Arbache, nutricionista da Natue)
Compartilhar link