Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Por serem práticos e “visualmente” saudáveis, os sucos industrializados tomaram conta das prateleiras dos supermercados e das casas dos brasileiros. Mas eles não são recomendados por grande parte dos nutricionistas. Três copos de suco de caixinha têm cerca de 300 calorias, o mesmo que uma porção média de batatas fritas. Uma porção desse mesmo tipo de suco tem ainda a mesma quantidade de calorias do que um copo de refrigerante.
O grande problema é que a maioria dos sucos industrializados disponíveis no mercado são néctares, isto é, tem uma quantidade de suco muito baixa, enquanto sua maior parte é uma mistura de açúcar, água e aditivos químicos. Em alguns sucos, o número de açúcar é ainda maior do que o presente em refrigerantes de cola.
A maioria das nutricionistas não indica o suco de caixinha para nenhum paciente. A quantidade de açúcar, conservantes, corantes e aditivos químicos presente na versão industrial é tão grande que a mistura se torna uma bomba calórica e nada saudável. Nada se compara ao suco natural da fruta, mas, dependendo da necessidade do corpo, o ideal é ingerir a própria fruta.
O suco natural, sem ser coado e ingerido assim que preparado, garante a absorção dos nutrientes e ainda favorece a hidratação corporal – vantagem para as pessoas que bebem pouca água. Contudo, assim que esses nutrientes entrarem em contato com a luz e com o ar, eles se oxidam, além do fato de que, assim que espremida, a fruta libera mais frutose, que é um açúcar natural, ou seja, o índice glicêmico presente no suco é maior.
Já com a ingestão das próprias frutas, o corpo se sente saciado, uma vez que a quantidade de fibras é maior do que as do suco (quando liquidificamos a fruta com a água, diminuímos essa quantidade). Mas também é possível acrescentar outras fibras no suco, como linhaça e chia.
A escolha, entre o suco ou a fruta, fica por conta da necessidade. Se a intenção for uma entrada rápida de glicose na corrente sanguínea, como, por exemplo, o caso de um atleta pretendendo recuperar-se, o ideal será o suco. Porém, se o objetivo for emagrecimento ou se o indivíduo apresenta alguma alteração no metabolismo do açúcar, como diabetes, o ideal seria a fruta ou a modulação da glicemia do suco, enriquecendo-o com fibras e/ou incluindo folhosos (couve, salsinha, hortelã) e/ou uma gordurinha boa, como as oleaginosas (castanha-do-pará, amêndoas).
(Fonte: Camila Monteiro, nutricionista, e o jornal Folha de S.Paulo)
Compartilhar link