Superalimentos são cheios de nutrientes com potencial para melhorar a performance, aumentar o metabolismo, curar ou prevenir doenças, entre outros benefícios. E não são, apenas, os importados como o cranberry ou a quinoa. Tem muita opção barata, cheias de benefícios e fáceis de encontrar por aí, como as estrelas desta receita de pasta de grão de bico com beterraba, de cor atraente e sabor delicioso.
Esse superalimento é fonte de proteína vegetal, rico em carboidratos de lenta absorção e índice glicêmico mais baixo, tem 8,4 g de proteína por porção (100 g) e contém um aminoácido muito importante para quem pratica esportes: o triptofano – precursor da serotonina, hormônio do bem-estar.
Além disso, por ser rico em ferro é uma boa reserva de glicogênio para corridas de longa duração. O ferro melhora as taxas de hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio para os pulmões, e consequentemente melhora o rendimento e toda a parte de produção de energia do metabolismo.
A beterraba é a atual queridinha da performance. Além de ser rica em carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais, ela é um superalimento, pois tem a capacidade de melhorar o desempenho durante as atividades físicas. Sabe por quê? A beterraba é rica em nitrato, substância que – ao ser metabolizada pelo organismo – transforma-se em óxido nítrico e promove maior vasodilatação. Isso significa mais nutrientes e oxigênio para os músculos, o que pode melhorar o desempenho, acelerar a recuperação dos músculos e aumentar a resistência. Contém também betaína, substância responsável por reduzir a fadiga muscular em atletas, além de reduzir a ação inflamatória causada pelo exercício.
Azeite, torradas, pães, vegetais variados (brócolis, cenoura, pepino, etc).
Pimenta preta moída na hora.
• Pré-aquecer o forno a 180º e colocar uma folha de papel vegetal em uma forma.
• Descascar as beterrabas e cortar em quadrados grandes.
• Acrescentar os alhos descascados e ligeiramente esmagados, a erva-doce, o tomilho e a folha de louro e temperar com um pouco de sal e pimenta preta.
• Colocá-las para assar e regar com o azeite e o vinagre balsâmico. Cobrir com papel alumínio e deixar no forno entre 30 a 45 minutos.
• Retire a folha de louro e o tomilho para bater tudo em um processador (ou liquidificador), aproveitando o molho do assado de beterrabas.
• Acrescentar o grão de bico cozido, o tahine, o sumo de limão e um fio de azeite e triturar até se obter um puré grosso.
Servir num prato com um fio de azeite e polvilhar com pimenta preta
(Fontes: Dr. Marcos Jafet, Medical Daily; Drª. Luiza Savietto, Joana Alves, chef vegetariana da Lepassevite)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…