Tâmara, rapadura e bananinha como intra-treino? Sim!

Atualizado em 26 de julho de 2024

Sabemos como a corrida é um esporte que pode ser caro e barato ao mesmo tempo – e claro, ter na manga intra-treinos bons e baratinhos são a melhor saída para quem quer economizar um pouco. Esses ingredientes fazem mais bem do que podemos imaginar, inclusive com resultados até superiores para a performance do que os conhecidos “isotônicos”.

Tâmara

Com sabor adocicado e marcante, essa fruta é muito famosa por ser uma substituição natural do açúcar. Considerada um superalimento pelos altos níveis de nutrientes que possui, compõe a alimentação como intra-treino. Confira um pouco mais sobre suas propriedades:

  • Rica em antioxidantes: previne o envelhecimento celular precoce;
  • Fonte de carboidratos: fornece energia para o corpo;
  • Rico em fibras: é benéfico para a saúde intestinal e proporciona sensação de saciedade;
  • Proteínas: contém uma pequena quantidade de proteínas, que pode ajudar na recomendação proteica do dia;
  • Fonte de potássio, ferro, cálcio e cobre: todos minerais relacionados à saúde muscular, cardíaca, óssea, metabólica e prevenção de anemias;
  • Vitaminas do complexo B: como tiamina, riboflavina e niacina, importantes para o metabolismo energético.

Rapadura

A rapadura é uma fonte de energia bastante consumida no Brasil, um pedaço de 30g pode conter 111 calorias – por isso, se torna interessante como intra-treino por fornecer energia. Rapaduras com castanhas, coco e amendoim são mais nutritivas, pelo seu alto índice glicêmico do açúcar, o que resulta em uma absorção rápida pelo organismo, favorecendo o treino sem deixar a barriga pesada. Nesse aspecto, ela apresenta vantagens quando comparada com os famosos géis de carboidrato – que são considerados indigestos por alguns corredores.

Bananinha

Esse alimento, que é a cara do Brasil, contém as porções essenciais de carboidratos para você obter a energia necessária para cumprir seus treinos com uma boa performance. Durante o esporte nosso corpo demanda alto recrutamento energético- o consumo de bananinha é ideal nesses momentos. Esse ingrediente oferece um baixo índice glicêmico, convertendo suas propriedades em energia, otimizando a força muscular e prolongando sua resistência durante os treinos. Em decorrência do seu alto nível de potássio, ela pode reduzir o risco de problemas como câimbras.