Conquistar uma barriga sequinha pode ser o sonho de muitas pessoas. Para que isso aconteça, é necessário aliar uma rotina de exercícios físicos a uma alimentação balanceada. Alguns alimentos são fundamentais para que você consiga secar a barriga, os chamados “termogênicos”, que são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo e o processo metabólico.
Além disto, existe outra opção para você incrementar a sua dieta: os temperos. Encontrados em feiras ou mercados, estes temperos aceleram o metabolismo auxiliando na queima de gordura.
Conhecida pelo seu sabor picante, a pimenta é um alimento termogênico, capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Com isso, ela faz com que seu corpo queime gordura localizada mais rápido, reduzindo os níveis de colesterol. Mas, atenção: se você possui gastrite ou úlcera, não abuse deste tempero.
Dica de consumo: a melhor opção é comer a pimenta fresca, para que todos os nutrientes sejam mantidos. Você pode fazer molhos ou geleias para consumir com outros alimentos. Apimenta do reino é mais recomendada para os corredores, por ajudar na recuperação dos músculos e por inibir mais a produção de gordura no corpo. Ela pode ser combinada com outros condimentos para temperar refeições.
Com um sabor levemente apimentado, o açafrão da terra (ou a cúrcuma, como também é conhecido) possui propriedades anti-inflamatórias, sendo importe para diminuir a inflamação decorrente dos treinos e aperfeiçoar a performance. Para os corredores, ele auxilia o metabolismo e na redução da gordura localizada, por diminuir a inflamação presente no tecido adiposo.
Dica de consumo: use-o em todas as refeições, substituindo o sal, por exemplo. O açafrão da terra combina muito bem com saladas, lentilhas e couve-flor. Você pode, também, combiná-lo com outros de seu gosto.
Você pode usar a mostarda de duas formas: em folha ou sementes. Consumir as sementes de mostarda permite que o seu organismo tenha acesso as suas propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a acelerar o funcionamento do intestino. Com o intestino funcionando melhor, o seu corpo eliminará uma quantidade maior de calorias, permitindo perder peso de maneira saudável. Já na forma de folhas, é uma das melhores fontes de vitamina K entre os vegetais, por prevenir a artrite, osteoporose e na prevenção de doenças cardiovasculares. Por possui pouca quantidade de calorias, as folhas também são indicadas para secar a barriga.
Dica de consumo: caso opte por consumir a mostarda em forma hortaliça, ela pode ser preparada crua ou cozida, para temperar saladas e sopas. Em forma de semente, você também pode usar para temperar saladas e chás, capazes de aliviar dores musculares no pós-corrida e de ser fonte de energia para seu treino ou prova.
(Fonte: Miriam Soares, nutricionista esportiva no Rio de Janeiro)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…