Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Os alimentos termogênicos são aqueles que possuem em sua composição substâncias capazes de elevar a temperatura do organismo. Ao serem ingeridos fazem com que o metabolismo fique acelerado, já que precisa trabalhar mais para manter a temperatura do corpo próxima do ideal (entre 36ºC e 37ºC). “Todo alimento que consumimos gasta energia para ser digerido, mas os com substâncias chamadas de termogênicas fazem com que o metabolismo trabalhe ainda mais”, afirma a nutricionista Talitta Maciel.
Acelerar o processo de emagrecimento é o fator mais desejado dos alimentos termogênicos. Isso porque, quando o corpo trabalha para manter a temperatura e eleva o metabolismo, uma das fontes de energia que usa para este processo é a gordura que temos estocada. Vale lembrar, porém, que os alimentos termogênicos, por si só, não fazem milagres. Para que haja a queima de gordura, eles devem ser aliados a uma dieta ajustada por um nutricionista.
Listamos abaixo 7 alimentos termogênicos naturais para você adicionar em sua dieta e ter aquela forcinha para derreter a gordura!
Rica em capsaicina (componente ativo da pimenta), ajuda a retirar e quebrar a gordura armazenada no tecido adiposo. Pode ser utilizada com moderação durantes as refeições.
As catequinas presentes no chá verde aumentam o gasto energético e ajudam o corpo a queimar mais calorias. Pode ser ingerido até cinco xícaras de chá por dia.
Segundo estudos, pode acelerar o metabolismo em até 10%. Os gingeróis (extrato do gengibre) presentes nele são os responsáveis por sua ação termogênica. Pode ser ingerido em chás, saladas, cru ou misturado nos alimentos.
Possui a teobromina, substância que auxilia no aumento de gasto calórico e até no ganho de massa muscular. Pode ser consumido até 30 gramas por dias. Mas é importante lembrar que é cacau e não chocolate! Compre o produto em pó e misture-o com vitaminas ou frutas.
Possui alto teor de cálcio mineral, substância qua auxilia no processo de emagrecimento, e também aumenta o metabolismo basal. O indicado é usar uma colher de sopa em cima de frutas ou misturadas em líquidos.
Ao receber a água gelada, o corpo é obrigado a gastar mais energia para manter sua temperatura ideal. Beba à vontade!
Possui efeito similar ao da pimenta. Você pode ingerir meia colher duas vezes ao dia ou até utilizá-lo como tempero de saladas.
(Fonte: Talitta Maciel, nutricionista do Espaço Reeducação Alimentar)
Compartilhar link