Optar por uma dieta equilibrada é importante para aqueles que pretendem controlar o seu peso, ter uma vida mais saudável ou até mesmo melhorar a performance em modalidades esportivas de alto rendimento, como o triathlon. Mas preste atenção ao colocar um alimento no prato, pois ele pode ter outro benefício: a ação medicinal. Classificados alimentos funcionais, alguns ajudam na prevenção e mesmo auxiliam no tratamento de doenças.
Para ser considerado funcional, o alimento deve oferecer, comprovadamente, algum benefício específico à saúde. Além de combater e de prevenir doenças, deve ter propriedades antioxidantes, antibióticas ou (até) ajudar a melhorar o sistema imunológico. Eles também podem proporcionar uma melhor recuperação muscular e ação anti-inflamatória.
Além dos benefícios à saúde, as propriedades dos alimentos funcionais podem melhorar a performance no triathlon:
Cogumelos
Eles são ricos em antioxidantes e reforçam o sistema imunológico. Também ajudam no controle de açúcar e do colesterol no sangue, possuem fibras dietéticas que colaboram com o funcionamento intestinal, além de conter altos teores de ácido fólico, que promove a prevenção de doenças cardiovasculares e degenerativas. Entre os vários tipos, os mais conhecidos são os cogumelos shiitake e funghi.
Para o triathlon: o potencial antioxidante do alimento auxilia no combater aos radicais livres, que aumentam após uma prova. Além disso, possui uma substância chamada Lentinan, que aumenta a produção de células de defesa do corpo, e, assim, fortalece o sistema imunológico.
Frutas vermelhas
O grupo do morango, maçã, cereja, framboesa, ameixa, melancia, caqui, uva e mirtilo é rico em resveratrol, que promove a eliminação de toxinas e previne de doenças cardiovasculares. Eles também têm ácido elágico que, de acordo com estudos recentes, aumenta até 25% a proteção da pele à exposição solar. Outros estudos também sugerem que este ácido pode impedir a ativação de certas substâncias cancerígenas.
Para o triathlon: as frutas vermelhas têm substâncias como a antocianina (melancia, cereja, morango) e licopeno (tomate e melancia), que fornecem o corpo com ação anti-inflamatória, e que podem auxiliar na recuperação muscular após o treino.
Alho
O alho tem entre seus benefícios, propriedades antibióticas, que protegem o corpo de parasitas intestinais e anticoagulantes. Traz também uma substância chamada germânio, que ajuda a controlar o colesterol e a pressão sanguínea, sendo úteis na prevenção de problemas cardíacos. Ele também atua no combate a infecções e tem propriedades diuréticas. Alguns estudos sugerem que reduz o risco de câncer de estômago. A recomendação é comê-lo cru, para manter suas propriedades medicinais.
Para o triathlon: Ao melhorar a pressão sanguínea e a circulação, as substâncias presentes no alho ajudam a bombear o sangue para corpo. Ela também ajuda na saúde do pulmão, melhorando o processo de respiração.
Cebola
Antigamente, curandeiros recomendavam cebola como um remédio para o coração. Ao longo dos anos, esse benefício foi comprovado pela ciência. Esse vegetal tem uma substância chamada adenosina, o que impede a formação de coágulos e é muito bom para a prevenção de ataques cardíacos. Também ajuda a controlar o colesterol e a pressão arterial. Assim como o alho, quando consumida cru os benefícios aumentam.
Para o triathlon: uma das principais substâncias medicinais da cebola é a quercetina, um flavonoide que ajuda no processo de respiração. O vegetal também possui compostos que inibem as enzimas responsáveis pelo processo inflamatório.
(Fonte: Atletas.info, site parceiro na Argentina)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…