Variação das frutas

Atualizado em 29 de julho de 2016
Mais em Nutrição

Por Redação

Banana e maçã são duas das frutas que estão no cotidiano de quase todo mundo que pratica esportes. A maioria das assessorias esportivas e provas fornecem essas frutas, que, obviamente, fazem bem ao organismo e são fáceis de ser ingeridas e transportadas durante uma pedalada. Mas a dieta do ciclista ou triatleta não pode ficar restrita a elas.

Acerola, açaí e maracujá são outras frutas que não podem ficar fora do cardápio. A acerola é riquíssima em vitamina C, importante proteção para diversas doenças e para os efeitos do envelhecimento. Porém, deve ser consumida sem exageros, pois chega a ter valores 80 vezes superior ao da laranja.

Por sua vez, o açaí é um poderoso antioxidante, que protege as células de danos, além de rico em fibras e ácido graxo. Alguns estudos apontam que essa fruta ajuda na redução dos riscos de doenças cardíacas e de câncer.

Já o maracujá não é apenas um calmante natural para dormir tranquilamente: também previne alguns tipos de câncer, além de possuir muita fibra, o que dá uma sensação de saciedade maior.

Gorduras
Mas, na hora de escolher uma fruta, preste atenção, pois algumas possuem uma quantidade considerável de gordura, entre elas o açaí, o abacate e o coco – este, com quase todas as calorias e gorduras concentradas na polpa. O açaí, tão consumido pelos ciclistas antes de um treino longo, ou de uma prova, é a fruta que mais possui carboidratos por 100 gramas. Ou seja, não é indicada caso você queira perder peso.

(Matéria publicada na revista VO2Max número 76 e 79, janeiro e abril de 2012)