Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Para garantir mais desempenho e equilíbrio no organismo do corredor, é necessário que ele esteja atento a algumas recomendações, principalmente no que diz respeito à alimentação.
Os atletas que sofrem com lesões precisam devem ficar de olho na vitamina K. O nutriente é conhecido principalmente por ser anti-hemorrágico, facilitando a coagulação sanguínea. Para os mais vaidosos, ela ainda ajuda a fortalecer cabelos, unhas e dentes.
Nutricionista esportivo do INE (Instituto do Atleta), Andre Pellegrini indica os benefícios da vitamina na vida do corredor. “A principal função desta vitamina é converter proteínas solúveis de coagulação em proteínas insolúveis, favorecendo a formação de coágulos onde houver ferimentos. Sem esta proteína, os ferimentos não parariam de sangrar.”
Para o corredor que se machuca e vem a ter algum sangramento, a vitamina potencializa a recuperação se estiver em alta no organismo. Além disso, segundo Pelllegrini, o nutriente também participa do processo de mineralização óssea, facilitando a cicatrização de ossos e fraturas.
Principais fontes
A vitamina K pode ser encontrada em diversos alimentos, tanto de origem animal como vegetal, como lista o nutricionista Andre Pellegrini.
– Gorduras e óleos, como o de canola e o de soja;
– Hortaliças: folhas e cascas mais externas das hortaliças. São ricos: aspargos, brócolis, couve-de-bruxelas, repolho cru, couve-flor e almeirão.
– Fígado de porco ou de galinha.
“As melhores são os vegetais de folhas verdes, como repolho, brócolis e espinafre. O atleta também poderá encontrá-la no chá verde, que pode ser uma grande aliada para a perda de peso”, ressalta o nutricionista.
Recomendações
Para os atletas que queiram integrar a vitamina K em sua alimentação, Pellegrini aconselha: “não há doses específicas para atletas, mas a recomendação padrão é de 120mcg (homens) e 90mcg (mulheres) por dia. Basta uma pequena quantidade dos alimentos fonte para que este nível seja alcançado”.
Compartilhar link