Você pode estar consumindo mais açúcar do que pensa; especialista explica

Atualizado em 10 de janeiro de 2024

O açúcar adicionado nos alimentos não só acrescenta calorias extras, mas também pode ter efeitos tóxicos diretos, como cáries dentais e até o risco de doença cardíaca. Minimizar a quantidade de açúcar adicionado na dieta é algo muito importante. No entanto, você pode nem perceber quanto açúcar adicionado consome. Isso porque alguns alimentos que parecem inofensivos e que você considera saudáveis contêm a substância.

Dr. Donald Hensrud, médico especialista em nutrição da Mayo Clinic e editor do artigo “The Mayo Clinic Diet”, explica o que se deve observar ao tentar evitar o açúcar adicionado. “Sempre que um alimento é processado, alguns ingredientes são adicionados. E, frequentemente, é o açúcar ou sal”, diz Hensrud. Ao tentar identificar a quantidade de açúcar adicionado nos alimentos embalados, consulte a tabela nutricional: você poderá se surpreender com o que encontrar.

“Em muitos produtos que você nem imagina (como alguns molhos, cremes e pastas) há açúcar adicionado e em quase todas as categorias de produtos alimentícios”, explica o médico. Veja alimentos que podem ser fontes surpreendentes de açúcar adicionado:

  • Molhos para salada;
  • Temperos;
  • Sopas enlatadas;
  • Barras de granola;
  • Barras de proteína.

“Foi demonstrado que, para muitas pessoas, a quantidade de calorias ingeridas de açúcar adicionado é bastante significativa”, esclarece. Donald sugere prestar bastante atenção aos rótulos dos alimentos e tentar consumir aqueles que contêm açúcares naturais, como as frutas, que possuem baixas calorias e muitas vitaminas e minerais.