Whey Protein: 15 produtos testados têm a composição adulterada

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Nutrição

O Whey Protein é um dos suplementos alimentares mais consumidos por corredores e atletas amadores. Recentemente, foi constatado que algumas marcas que vendem o produto estavam adulterando a sua composição.

leia-mais-cinza
icon texto_menorSUPLEMENTOS ALIMENTARES: ESCOLHA O SEU

Saiba quais suplementos podem auxiliar seus ganhos de acordo com a sua meta na corrida

A denúncia foi feita pelo empresário paranaense Felix Bonfim, dono de um atacado de suplementos alimentares em Londrina. “Vários clientes, amigos e atletas que patrocinamos começaram a reclamar de produtos dando cólicas, diarreias, gazes, sem o efeito desejado”, explica Bonfim. Então, ele decidiu enviar amostras de 27 produtos – de 18 marcas diferentes – para um laboratório do grupo M.Cassab avaliar.

Para o empresário, os produtos eram adulterados “simplesmente para [os empresários do ramo] enriquecerem a qualquer custo.” Todos os suplementos utilizados na pesquisa são certificados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), de acordo com Bonfim.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Anvisa nega a acusação e diz que nenhum produto comercializado como suplementos proteicos para atletas precisa, obrigatoriamente, do aval da agência para ser vendido. Basta uma autorização da vigilância sanitária municipal ou estadual para que esteja nas lojas.

Os testes do laboratório M. Cassab, feitos em 27 produtos de 18 empresas, constataram que em 25 deles havia diferença entre o valor de proteínas e carboidratos anunciados na embalagem com o que, de fato, tinha a composição. A legislação brasileira permite uma variação de até 20%, para mais ou para menos, nessa quantidade. Ainda assim, 15 dos 25 wheys estavam fora do parâmetro – ou seja, com a diferença maior do que os 20% previstos na lei. Das 18 marcas testadas, nove estão irregulares. O empresário que fez a denúncia postou os resultados em sua página no Facebook.

As diferenças, em alguns casos, foi muito grande. No Whey X Treme, da X Pharma Suplemento, a embalagem dizia que em 30g, 1,7g era de carboidrato e 24g de proteína. O laudo do teste mostrou que 22,95g de carboidratos e 3,37g de proteína. Outro com valores bem errados foi o 100% Whey Protein, da Omega Nutrition. O rótulo informava 2,8g de carboidrato e 25g de proteína, enquanto o teste mostrou 15,15g de carboidratos e 9,23g de proteína.

Veja as denúnicas feitas pelo empresário Felix Bonfim:
icon texto_menorDENÚNCIA OFICIAL ENVIADA AO SENADO
icon texto_menorLAUDOS DOS SUPLEMENTOS
icon texto_menorLAUDOS DOS PRODUTOS IMPORTADOS
icon texto_menorMAIS ALGUNS LAUDOS DOS SUPLEMENTOS
icon texto_menorPROTOCÓLOS DE DENÚNCIA

Conheça as marcas e produtos que foram testados pelo laboratório M.Cassab. Para a pesquisa, 30g de cada foi usado.

REPROVADOS


APROVADOS

*Com diferença na quantidade de carboidratos
** Com diferença entre o rótulo e o teste inferior a 20%

Veja imagens das denúncias (clique para ampliar):


Reprodução das denúncias feitas por Bonfim – Foto: Facebook/Atacado do Suplemento


Reprodução das denúncias feitas por Bonfim – Foto: Facebook/Atacado do Suplemento


Reprodução das denúncias feitas por Bonfim – Foto: Facebook/Atacado do Suplemento


Reprodução das denúncias feitas por Bonfim – Foto: Facebook/Atacado do Suplemento


Reprodução das denúncias feitas por Bonfim – Foto: Facebook/Atacado do Suplemento