Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fala Corredores e Corredoras, as provas estão acontecendo em nosso calendário 2023, você está a todo vapor realizando seus treinos, e agora está a poucos dias da largada. Pode ser sua prova alvo, ou mais uma dentro do seu planejamento. Alguns têm o privilégio de ter um treinador para orientar, passar aquelas dicas ou dar o manual para o desafio. Outros estão em “voo solo” e estão lendo essa matéria para falar sobre o pré-prova.
Vamos lá, independentemente da distância da prova, algumas considerações básicas são importantes para que o dia da prova aconteça de forma assertiva. O primeiro e primordial assunto é o treinamento. Não se aventure em uma distância sem passar por um treinamento mínimo, pois isso pode te trazer uma experiência nada agradável. Tendo isso, o treinamento regular, implementado, vamos às nuances do pré-prova, a poucos dias do desafio.
Organize-se para que os treinos sejam mais leves a fim de evitar lesões e/ou cansaço extremo, podendo prejudicar seu rendimento no dia da prova. Leve em conta sua alimentação para que nenhum desarranjo alimentar te impeça de correr. Planeje seus horários de trabalho, tarefas e lazer com amigos e família, para que todos ao seu redor estejam no seu apoio antes e quem sabe no dia da prova. E por fim, estabeleça uma rotina de descanso, para que tenha noites de sono adequadas, para o corpo chegar inteiro.
Comece a organizar seu roteiro de deslocamento para o local da prova. Deixe definido se utilizará transporte público, carro (onde estacionar), carona com amigos (horário de saída e local de encontro), pois algumas provas apresentam certa dificuldade com essa questão logística. Não deixe para o dia anterior, evite que essa questão vire um caos.
Busque descansar o máximo possível. Às vezes a prova faz parte de uma viagem, neste caso tente economizar o máximo de energia possível, mas curta o passeio. Se alimente de maneira habitual, não é hora de inventar nada. Hidrate-se. Isso deve acontecer durante toda vida, mas no dia anterior é primordial. Antes de se recolher para dormir, arrume todo seu material esportivo. Aquela famosa foto com roupa, tênis e número de peito, pode render lembranças de algo que estaria esquecendo. Nesta hora é importante separar uniforme (camiseta, short, bermuda, meia) que já utilizou em treinos para evitar assaduras ou bolhas. E o tênis? Separe o seu companheiro de treinos, em último caso, utilize um tênis novo no dia da prova, ele pode atrapalhar seu rendimento.
Com tudo separado no dia anterior, esquecer algo agora, foi um descuido. Acontece, tente se adaptar. Acorde com antecedência, separe um bom horário para revisar, arrumar e se deslocar até o evento. Não esqueça número de peito e chip. Importante fazer aquele aquecimento minutos antes da largada e se você treinou, boa prova, se não, boa sorte.
Acompanhe o Murilo pelo instagram.com/vemcorrercomigo
Compartilhar link