Aceita o desafio de se exercitar?

Atualizado em 20 de dezembro de 2021
Mais em Saúde

Sabemos que a maior dificuldade de quem quer praticar exercícios físicos, é começar a se exercitar. Criar hábitos e mantê-los, é sempre um desafio que requer dedicação e determinação. Conquistar novas metas e desafiar os próprios limites nem sempre é fácil, mas é compensador.

Se presenteie com mais qualidade de vida, bom humor e resistência para encarar as atividades cotidianas. Como? Iniciando atividades físicas. 

Primeiro, escolha algo que goste de fazer. Uma ótima dica é a corrida de rua, que faz bem para o coração e garante mais disposição para realizar as atividades do dia a dia. Depois, certifique-se de pegar leve no começo, para que as dores no corpo, comuns no início, não sejam desestimulantes.

Um combo de boas escolhas: comece a se exercitar e não pare mais

Algumas boas escolhas, aliadas a atividade esportiva, precisam fazer parte da sua nova rotina. Dê preferência para uma alimentação saudável e equilibrada. A Nutricionista Esportiva Carina Amorim, sugere investir em alimentos como a beterraba, que é rica em antocianinas e nitrato e promove uma ação vasodilatadora que aumenta a captação de oxigênio, melhorando a performance e adiando a fadiga. Carina também cita a cereja, que retarda as dores musculares e ajuda na recuperação. A especialista diz que ambas podem ser consumidas como suco semanas antes da prática de exercícios.

Dormir bem, ou seja, de sete a oito horas por noite, também vai contribuir para esse combo, pois é no momento do descanso que acontece o reparo das fibras musculares tão exigidas no treinamento, além de uma série de ajustes hormonais e na imunidade. 

A hidratação é, sem dúvida, essencial para o sucesso dessa nova fase. Beber água vai repor os líquidos perdidos por meio do suor e regular a temperatura corporal, principalmente nos dias quentes. Um corpo hidratado reduz o cansaço e a fadiga e fica mais disposto. Use roupas adequadas para praticar esportes, pois elas podem minimizar ou aumentar a desidratação.

Ainda não se convenceu? Então aí vai mais uma conquista da prática de exercícios: a endorfina. Ela alivia a dor e causa sensação de bem estar, sendo muito importante para deixar as pessoas mais realizadas e felizes.

E então, aceita o desafio? Os resultados serão sentidos na pele (literalmente). 

 

Leia mais