ShutterstockFoto: Shutterstock

Diabetes: 5 pontos de atenção nos treinos

Atualizado em 23 de novembro de 2023
Mais em Saúde

A prática regular de atividades físicas é um dos pilares da prevenção e tratamento da diabetes. Associados aos cuidados nutricionais e ao tratamento farmacológico, os exercícios ajudam os diabéticos na manutenção da saúde e de uma maior qualidade de vida. Veja mais abaixo:

Benefícios dos exercícios

  • Reduzem o ganho de peso;
  • Agem diretamente no controle glicêmico;
  • Reduzem o risco de desenvolver complicações crônicas relacionadas ao diabetes tipo 1 e 2;
  • Melhoram o controle de comorbidades como: hipertensão arterial, colesterol alto, estresse, distúrbios do sono, entre outras;
  • Importante papel na redução da morbidade e mortalidade;
  • Previnem a sarcopenia – prejuízo da força e da massa muscular;
  • Reduzem o risco de fraturas;
  • Melhoram o bem-estar físico e emocional dos indivíduos.

Apesar das inúmeras vantagens que a prática de atividades físicas traz, as mesmas exigem alguns cuidados especiais para os diabéticos. Confira abaixo algumas das 5 principais recomendações:

Busca de liberação médica prévia

É necessário realizar uma avaliação específica antes do início do programa de exercícios para a elaboração de uma planilha de acordo com suas necessidades especiais.

Monitorar os níveis glicêmicos antes, durante e após o treino

A queda de níveis glicêmicos pode ocorrer diversas horas após a prática dos exercícios – o que pode exigir monitorização durante a noite. É necessário que as pessoas anotem dados referentes aos treinos, uso de insulina, consumo de alimentos e glicemia relacionadas.

Manter boa hidratação

A boa hidratação é essencial para todos, mas principalmente durante os picos de glicemia.

Use calçados, meias e acessórios adequados

Opte por tênis com palmilhas especiais, além de meias sem costura interna. É necessário manter os pés confortáveis e secos, especialmente em portadores de neuropatia diabética. Um ótimo cuidado é andar com um bracelete de identificação com seu diagnóstico médico para o caso de emergências.

Reposição de carboidratos

O carboidrato ganha papel de destaque: ele deve ser consumido com objetivo de manter os níveis de energia e glicemia estável, o que traz melhores resultados aos treinos.