Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Então vamos lá.
E para começar com pé direito minha estada por aqui, achei importante e aproveitando que ainda estamos no início do novo ano (aliás, o ano só começa, de fato, após o carnaval) compartilhar, de uma maneira bem objetiva, quatro pontos que considero relevantes para que tenhamos sucesso em 2023. Isso vale para qualquer quesito, mas trabalho muito com meus pacientes, o que diz respeito a mudança de hábitos. Melhor dizendo, inserção de novos e bons hábitos nas suas rotinas.
A cada ano que passa, temos a sensação que somos engolfados pelo tempo…as vezes tendo a vontade de que o nosso dia tenha mais de 24h.
Muito desta sensação acontece pelo excesso de coisas que temos para fazer.
Quando não nos organizamos para cumprir o que precisamos, há um desgaste muito grande de nosso cérebro. Principalmente quando tentamos guardar na cabeça todas atividades que temos que realizar.
Então, por isso enfatizo a importância de termos uma agenda, para que possamos descarregar nela tudo aquilo que precisamos lembrar. Sem que haja gasto de energia desnecessário ficando com a informação guardada na cabeça. Isso pode ser ansiogênico e fazer com que percamos o sono.
O córtex pré-frontal é onde a memória trabalho e guardada, nosso HD interno. E a agenda seria nosso HD externo, memória fora do corpo.
Por mais que existam pessoas que digam que não precisam dormir muitas horas por noite, preciso dizer: isso NÃO faz bem, traz prejuízos graves para nosso corpo.
Dormir bem é INEGOCIÁVEL! Precisamos dormir de 7 a 9 horas por noite, em um bloco só.
O substrato encefálico que irá nos auxiliar na performance…é o SONO!
Existem dois tipos de cronotipos, as pessoas MATUTINAS e as VESPERTINAS. As primeiras acordam naturalmente entre 5:30 e 6h e tem sono entre 21:30 e 22h. Enquanto o outro grupo tem sono entre 23h e meia noite e desperta pelas 8 ou 9h.
Se tu foges destes horários é pelo fato de estares com teu ciclo circadiano desregulado. Então, busque melhorar a qualidade do teu sono!
Escolha aquele que tu gostas, te sentes bem com ele e FAÇA!
Não adianta fazer aquele que os outros dizem que faz bem, pois fará com que tu gastes mais calorias e com isso tu iras emagrecer.
Sabes o porquê não adianta fazer este?
Por que ele não será sustentável. Tu te desgostarás dele rapidamente e te frustrará por não conseguir te manter executando.
O exercício também auxilia no aumento dos neurônios no hipocampo, que é o centro da memória. Então, se tu aprendes algo novo e depois te submetes a fazer o TEU exercício, a apreensão da informação é aumentada.
Além de ser um ótimo auxiliador na redução da ansiedade e depressão.
Para além disso, quando o exercício não está ainda na tua rotina é necessário pensar em uma recompensa que ele te trará.
Entendendo que ela não virá do dia para a noite. Precisamos ter pequenas recompensas diárias, como por exemplo, o estar feliz por estar fazendo e tendo constância. Para ao longo do tempo ir percebendo o resultado se aproximar daquilo que temos como desejo final.
Apesar de ter deixado por último, a alimentação é o carro chefe para o sucesso no emagrecimento.
Precisamos estar com ela alinhada para que possamos alcançar o objetivo final.
Este assunto está em quarta colocação, por conta de eu ter plena convicção de que, no momento em que tu conseguires TER UMA AGENDA, para que tu possas te organizar, inclusive no que diz respeito a preparação de lista de compras e estratégias de organização para TREINAR (coloque o treino na agenda como compromisso), entender que DORMIR bem e em quantidades de horas necessárias, a alimentação de maneira adequada acontecerá de forma natural.
Estes são pontos que podemos até olhá-los de maneira individual, porém todos estão interligados e fazem com que o que parece difícil de ser alcançado seja inserido na rotina e passe a fluir com mais facilidade.
Compartilhar link