Onda de calor afeta saúde; confira cuidados que os corredores devem tomar

Atualizado em 14 de novembro de 2023

Nos próximos dias, as temperaturas em todo o Brasil estarão mais altas que o normal. Em São Paulo (SP), por exemplo, o clima pode chegar a 37ºC no decorrer da semana de acordo com o The Weather Channel. Já em algumas cidades como Diamantino (MT), o calor extremo pode bater os 42ºC.

A onda de calor que está presente no país no momento e pode durar até o ano que vem acontece devido ao fenômeno El Niño. Também é esperado que não chova durante esse período, o que pode tornar a qualidade do ar mais baixa – o que pode afetar o sistema respiratório e cardiovascular, causando ou agravando casos de asma, alergias respiratórias, acidente vascular cerebral e infartos.

O calor em si pode ocasionar insolação, desidratação, queimaduras na pele, exaustão e até mesmo alterações de pressão. Durante os dias de muito calor é necessário tomar diversas precauções na hora de correr na rua. Separamos aqui 7 cuidados essenciais:

Proteja-se do sol

Abuse do protetor solar e, se puder, evite o horário das 10h às 16h por conta da maior emissão de raios UVB. Acessórios como viseiras, bonés, protetor labial, óculos de proteção UVB e UVA também são indispensáveis.

Use roupas adequadas

Algumas roupas possuem tecido inteligente para proteger contra a radiação ultravioleta. O dry fit também é uma ótima opção, pois faz o suor evaporar rapidamente e diminui o calor. Opções como poliamida ou tecido sintético também podem ser usadas.

Hidrate-se

Consuma água durante o período do dia. Se sua corrida for muito longa, bebidas isotônicas e repositoras são ótimas opções para intercalar com a água.

Alimentação

É imprescindível garantir os níveis de glicose constantes e você pode regular por meio de suplementação. Géis de rápida absorção são recomendados e devem ser ingeridos após os primeiros 30 minutos de corrida.

Cuidado com assaduras

Durante o calor, devido ao excesso de suor, existe um maior atrito em regiões como virilha, axilas e partes íntimas que possuem maior quantidade de pelos. Utilize pomadas e vaselinas: isso ajuda a reduzir o atrito na região em dias mais quentes.

Aproveite horários adequados

Entre as 10h e as 16h é o momento que os raios UV têm a sua maior ação. Acordar cedo para correr te protege dos raios UV que podem causar uma série de problemas.

Conheça os limites do seu corpo

Tonturas e dores são importantes sinais da hora de parar. Quando isso acontecer, pare de correr, saia do sol e procure se refrescar e se hidratar.