ShutterstockFoto: Shutterstock

Protetor solar oral: saiba todos os benefícios

Atualizado em 04 de setembro de 2023

O filtro solar é o melhor e mais acessível meio de prevenção contra os efeitos dos raios UVA e UVB, mas você já ouvir falar no protetor solar oral? Aliado aos de uso direto na pele, consiste em comprimidos com ativos que refletem ou absorvem a radiação. Entenda:

O que é protetor solar oral?

A dermatologista Mayara Nascimento, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que enquanto o protetor solar de uso tópico age refletindo e/ou absorvendo a radiação, o oral ajuda a combater e corrigir os danos causados por ela.

Ou seja, essas cápsulas ou comprimido contêm substâncias com ativos antioxidantes e anti-inflamatórios que potencializam o uso do filtro tradicional e ainda evitam doenças de pele.

Como funciona?

O contato da luz do sol com a pele libera radicais livres que prejudicam as células, que por sua vez, com a continuidade das agressões, não conseguem se defender e evoluem para manchas e até câncer. Os fotoprotetores orais evitam esse efeito por meio do combate aos radicais livres.

Efeito antienvelhecimento

Além de seu poder antioxidante, o protetor solar via oral inibe enzimas que degradam o colágeno, o que contribui para a prevenção de rugas e mudanças na textura da pele.

Efeito preventivo ao câncer de pele

Esse medicamento protege o DNA celular e suas mutações dos efeitos danosos dos raios solares.

Contra manchas e melasma

Um dos efeitos dessas substância é a prevenção do surgimento ou piora de manchas pelo sol, como no caso do melasma.

Quais são os principais fotoprotetores orais?

  • Betacaroteno: antioxidante que previne o envelhecimento da pele e ajuda a deixar a cor do bronzeado mais uniforme e brilhante;
  • Polypodium leucotomos: tem propriedades anti-inflamatórias cientificamente comprovadas e protege a pele de queimaduras solares;
  • Picnogenol: substância antioxidante que combate os danos causados pela exposição solar, graças às propriedades anti-inflamatórias e sua proteção ao coração;
  • Luteína: auxilia o controle das manchas provocadas pelo sol – como o melasma – e a prevenção do envelhecimento da pele;
  • Tocoferol (vitamina E) e ácido ascórbico (vitamina C): são vitaminas antioxidantes que protegem a pele do envelhecimento precoce.

Contraindicação

O uso do protetor solar oral é contraindicado para crianças e gestantes, além de pacientes que apresentem alergia aos componentes da fórmula.

Ele substitui o uso do filtro solar tópico?

É comum achar que se pode escolher entre tomar fotoprotetor oral ou passar filtro solar, mas na realidade as cápsulas atuam como auxiliares, já que potencializam a proteção contra a radiação ultravioleta. Portanto, o ideal é utilizar o protetor solar oral em conjunto com o de uso tópico.

Onde encontrar?

Eles podem ser encontrados prontos em farmácia ou manipulados de acordo com prescrição do dermatologista.

Quanto custa?

Os produtos podem custar de R$ 60 a R$ 400, a depender da marca e dos componentes da fórmula.

Fonte: dermatologista Mayara Nascimento, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.