ShutterstockFoto: Shutterstock

Aquecimento: entenda a importância da prática antes de correr

Atualizado em 09 de janeiro de 2024

Ao aquecer o corpo, nós estamos preparando-o para uma atividade física: é como um aviso prévio aos músculos de que eles serão submetidos a um esforço, o que permite ao organismo se preparar e reunir as melhores condições para corresponder a este estímulo.

Por que aquecer?

Colocar o corpo para funcionar exige diversos cuidados para evitar alguns danos desnecessários. O aquecimento antes da corrida nada mais é do que o ato de promover adaptações prévias para auxiliar o organismo antes do mesmo realizá-las durante a corrida – o que causaria dificuldades e levaria mais tempo. Musculatura, articulações, sistema cardíaco e sistema nervoso precisam ser avisados do que irá acontecer.

Como aquecer?

Um estudo da North Dakota State University (EUA) concluiu que um trote leve, alongamentos dinâmicos e movimentos específicos garantem o mesmo efeito: o fundamental é aquecer. Portanto, uma caminhada leve ou trote – de 10 a 20 minutos – já é um ótimo aquecimento. Para turbinar essa etapa, é possível alinhar o trote/caminhada com educativos de corrida.

  • Caminhe ou trote por três a cinco minutos: isso facilita seu corpo a sair do modo “sentado” e entrar no modo “ativo”. Andar aumenta a temperatura dos músculos e fluxo sanguíneo, avisando ao cérebro que uma atividade mais intensa está prestes a começar;
  • Faça alongamentos dinâmicos: os alongamentos dinâmicos contam com exercícios como – balance cada perna para a frente e para trás por 30 segundos; caminhe elevando o joelho o máximo que puder e segurando-o no alto por alguns segundos; caminhe fazendo afundo;
  • Finalize com exercícios educativos: o “pé no glúteo”, flexionando o joelho para trás e tocando o bumbum com o calcanhar, é um ótimo exemplo disso.

Já com o corpo aquecido e preparado, lembre-se de começar a correr em um ritmo leve antes de elevar a intensidade. Os músculos agradecem!