Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O best-seller Nascido para Correr, do jornalista americano Christopher McDougall, criou uma onda de adeptos da corrida natural. Pesquisas realizadas após o lançamento do livro têm comprovado que a técnica de corrida utilizada pelos nativos mexicanos estudados – que correm descalços ou com sandálias baixas e, por isso, pisam com o meio dos pés – diminui consideravelmente o impacto e, consequentemente, o risco de lesões.
Segundo o barreirista e técnico de atletismo Júnior Radtke, de Santa Catarina, a passada realizada com o meio e a parte da frente do pé faz com que o tempo de contato com o solo seja menor. “Quanto menor o tempo de contato com o piso, mais eficiente e rápida será a corrida”, explica o técnico, que dá algumas dicas de como correr mais rápido e com menos impacto adaptando a pisada a essa técnica.
Para aprender a aterrissar com o meio dos pés o melhor é correr descalço. A falta de amortecimento obrigará a correr corretamente, evitando o impacto excessivo nos calcanhares. Para isso, é importante seguir alguns cuidados:
Exercícios simples, como pular corda ou correr no lugar, ensinarão a não aterrissar com os calcanhares, pois os pés tocarão o chão imediatamente embaixo do centro de gravidade do corpo. Quanto mais rápido o movimento, melhor será a adaptação dos arcos dos pés – eles funcionarão como molas, recebendo o impacto do pouso e devolvendo-o na forma de impulso para sua corrida.
Compartilhar link