Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Corredores estão sempre buscando alternativas para melhorar suas passadas. Incluir outros esportes na rotina de treinos é uma boa escolha, e a natação e o ciclismo são ótimos complementos – além de servirem como opções regenerativas ao longo da semana de treinamentos. Veja o “caminho das pedras” abaixo:
Cair na água é uma ótima forma de melhorar o condicionamento físico no geral. Além disso, o atleta trabalha o sistema cardiorrespiratório, fundamental para uma boa corrida. Por último, nadar ajuda como forma de treino regenerativo – principalmente após uma rotina mais intensa de corridas nos dias antecedentes. As capacidades motoras e cognitivas também são trabalhadas nas braçadas.
Pedalar também é uma ótima forma de condicionar o corpo, já que a musculatura mais exigida nos treinos na bike não é a mesma de uma corrida, por isso a prática pode ser um ótimo treinamento regenerativo. Como não tem impacto, alivia as articulações, principalmente os joelhos, além de dar força aos membros inferiores e melhorar o fôlego do atleta.
O atleta precisa ficar atento para não se cansar em demasia com as três modalidades. Como o foco é melhorar na corrida e o corpo não está acostumado aos outros esportes, o começo deve ter de um a dois treinos na piscina e na bicicleta. Aos poucos – e com a ajuda de um treinador – essa frequência pode ser aumentada.
Fonte: Daniel Costa, treinador da assessoria esportiva Trilopez (São Paulo, SP).
Compartilhar link