por Marcelo Alves
Uma das grandes vantagens do Triathlon é que podemos aliar nossas competições com viagens de férias ou passeio após os eventos. Embora, em alguns casos, façamos apenas um bate-volta, na maioria das provas distantes aproveitamos também para conhecer uma nova região e uma nova cultura. A Europa está repleta de provas de Ironman e Ironman 70.3 (meio iron), uma oportunidade também para desfrutar a bela arquitetura da região. Nosso editor selecionou 10 provas para quem quer conhecer um pouco das nuances da arquitetura europeia ao mesmo tempo que compete. A vantagem é que, mesmo durante o evento, esses eventos propiciam vistas únicas das belezas construídas pelo homem:
A região de Kraichgau, no sudoeste alemão, é um dos centros do Triathlon no país. Além de uma prova incrível, o apoio da população durante o desafiador percurso faz toda a diferença. A prova oferece ainda 30 vagas para o Mundial de 70.3. Se você é um adepto, não deixe de provar a cerveja da região, que possui arquitetura típica do sul da Alemanha.
O verão na Europa transforma o frio nórdico da Dinamarca em um espetáculo único no Triathlon. O percurso passa por diversos pontos onde é possível contemplar a arquitetura única e as belezas naturais da região, como a Opera House e residência oficial da rainha dinamarquesa. No último ano, mais de 150.000 espectadores lotaram as ruas da capital. Vale lembrar que a prova foi vencida pelo brasileiro Guilherme Manocchio em 2015.
A cidade sueca de Kalmar foi a sede da primeira prova escandinava do Ironman, em 2012. O evento logo se tornou um sucesso, com destaque para o pedal sobre a ponte que liga a cidade até a Ilha de Öland, com mais de 6km. A corrida acontece nas belas ruas da cidade, que conta com uma arquitetura muito representativa do país.
Uma das provas mais tradicionais do mundo, Nice começa no Mar Mediterrâneo, em um dos balneários mais visitados da França. Subidas e descidas técnicas marcam uma das provas mais desafiadoras do calendário anual. O pedal cruza várias pequenas vilas pelas montanhas, em um visual digno do Tour de France. Já a corrida acontece em quatro voltas pela cidade. O destaque são as 40 vagas para o Mundial de Ironman, em Kona, Hawaii.
Zurique recebe uma das melhores provas do mundo, a começar com os 3.800m de natação no lago cristalino homônimo à cidade. O ponto alto vem no ciclismo. São 180km de pura beleza, a começar por 30km à beira do lago, seguidos de fazendas, pequenas vilas e até mesmo castelos. Duas famosas subidas se encontram no meio do percurso: a “The Beast” e a “Heartbreak Hill”, onde se concentram milhares de espectadores. Por fim, a maratona consiste em 4 voltas pelo centro histórico da cidade e pelo lago Zurique. A rede de hoteleira merece destaque, em especial os diversos spas na região.
Na próxima parte deste artigo falaremos de mais 5 provas incríveis no Velho Continente, fique ligado aqui no MundoTRI.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…