Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O espanhol naturalizado brasileiro Antón Ruanova conquistou no último domingo (20) o título do CAMTRI Triathlon American Cup and South American Championships, realizado em Valparaíso, no Chile. A prova, que marcou a estreia do triatleta como representante da nação verde-amarela no circuito da ITU (União Internacional de Triathlon), contou ainda com a participação de outros seis brasileiros, entre eles Bruno Matheus, que ficou com o terceiro lugar.
A disputa, que se daria no formato sprint (750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida), teve de ser alterada para um aquathlon, com 1.500 m de natação e 10 km de corrida, por conta de problemas com a autorização das autoridades locais para bloquear o trânsito no percurso do ciclismo.
Antón Ruanova venceu ao completar o aquathlon em 51min59seg, com quase um minuto de vantagem sobre o chileno Gaspar Riveros (52min56seg). Em seguida, na terceira colocação, chegou o brasileiro Bruno Matheus, que fechou o percurso em 53min14seg. Ainda no Top 10, o Brasil marcou presença com os triatletas Mauro Cavanha (5º lugar), Rafael Fonseca (8º lugar) e Wesley Matos (10º lugar).
Sobre Antón Ruanova
Antón Ruanova foi considerado um dos melhores triatletas da Espanha, porém desavenças com a federação espanhola o motivaram a interromper a carreira esportiva para se dedicar ao mestrado. Em 2015, surgiu a oportunidade de vir morar no Brasil, onde desde então ele tem conciliado o trabalho com a carreira esportiva, mostrando bons resultados – no mesmo ano conquistou a terceira colocação no Circuito Nacional Sesc Triathlon. Agora naturalizado brasileiro, Ruanova se tornou um forte candidato a conquistar uma vaga na seleção brasileira de triathlon e até mesmo nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, principalmente se a distância passar a ser a sprint.
Compartilhar link