Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A última prova que soma pontos para o ranking olímpico do Triathlon para os Jogos do Rio 2016 acontece neste fim de semana, em Yokohama, no Japão. Dois brasileiros seguem na disputa pela única vaga do país, Danilo Pimentel e Diogo Sclebin.
Nessas Olimpíadas, o país conseguiu uma vaga no feminino, com Pâmella Oliveira já definida pelos critérios da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri); e uma no masculino, ainda indefinida.
Pelos critérios da entidade, a prova de Yokohama pode decidir a vaga. Diogo Sclebin está, atualmente, na 44ª colocação do ranking olímpico. Segundo as regras da CBTri, se ele estiver entre os 40 primeiros após o fim de semana estará classificado. Danilo Pimentel tem apenas uma chance de se classificar automaticamente: o atleta precisa conquistar um inédito top 3 na WTS Yokohama, tarefa dificílima. Se conseguir, Pimentel estará classificado, mesmo que Sclebin termine o ranking entre os 40 primeiros. Vale ressaltar que ele ainda não está confirmado, fazendo parte da lista de espera. Diogo, por estar em uma posição melhor no ranking, já garantiu um lugar na largada no próximo fim de semana. (edição: Danilo Pimentel já conseguiu um lugar no startlist)
Caso Diogo não termine entre os 40 primeiros e Danilo não consiga um top 3, a entidade brasileira define que a vaga será definida por uma comissão de 5 membros, presidida por seu presidente. Além dele, ela terá um representante dos atletas, o Diretor Técnico da CBTri e mais dois treinadores. Nesse caso, Reinaldo Colucci também se torna elegível.
Os critérios utilizados pela comissão serão os seguintes (sem ordem de prioridade):
– Posição no Ranking Olímpico;
– Resultados obtidos em competições no percurso dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016;
– Resultados obtidos em WTS
– Perspectiva de performance nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 o Desempenho obtido no segmento natação em provas de WTS.
Além dos brasileiros, praticamente todos os atletas que largam em Yokohama, tanto masculino quanto no feminino, ainda sonham por uma vaga olímpica. Isso deve deixar a competição extremamente disputada e intensa, como acontece na Copa do Mundo de Huatulco no último fim de semana, na qual Danilo foi 4º e Sclebin 6º.
Compartilhar link